Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia

Partilhando saberes, colhendo aprendizados e apontando lições: as contribuições dos NEAs para a construção do conhecimento agroecológico no Brasil

Segura sua mão na minha/Para fazermos juntos / O que eu não posso fazer sozinho
Porque quem tem um sonho / E coragem pra caminhar/Com a força das mãos dadas / Pode muito mais do que sonhar. (Lira Alli)

 

Desde 2015 o Projeto de Sistematização de Experiências  vivência sonhos e lutas com os Núcleos de Agroecologia – NEAs, em um esforço de contar coletivamente as histórias e sistematizar as experiências destes NEAs em um país tão diverso. Trocamos aprendizados, aprendemos juntas e juntos, caminhamos de mãos dadas. Agora seguimos para o encerramento de um ciclo, de um processo que gerou bonitos frutos e seguirá frutificando.

Fotos do acervo do Projeto de Sistematização, tiradas durante as oficinas – 2017. Mais fotos e vídeos AQUI.

Por isso, convidamos os Núcleos de Agroecologia e parceiros desta caminhada para o Encontro Nacional dos NEAs, que tem como objetivos principais:

  • Compartilhar os resultados do Projeto de Sistematização de Experiências;
  • Avaliar coletivamente as sementes (ações) e as colheitas (resultados) construídas com os NEAs;
  • Indicar lições que possam contribuir para construir juntas/os novos caminhos;
  • Preparar a participação dos Núcleos de Agroecologia no X CBA e VI Congresso Latino Americano de Agroecologia;

 

QUANDO E ONDE VAI ACONTECER O Encontro?

O Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia acontecerá no Centro de Formação Vicente Cañas – CFVC, em Brasília, nos dias 08 (á noite), 09, 10 e 11 de setembro de 2017.

Rua São Bernardo (sn) Chácaras Marajoara A – Jardim Ingá CEP: 72.800-000 – Luziânia-GO [Atenção haverá transporte aeroporto]

Para saber mais: http://cimi.org.br/pub/CFVC/Centro-Formacao-Vicente-Canas_cimi.pdf

A participação dos Núcleos de Agroecologia é fundamental neste momento, assim como, também, no X Congresso Brasileiro de Agroecologia e VI Congresso Latino Americano de Agroecologia, que acontecerão logo em seguida, entre os dias 12 e 15 de setembro, também em Brasília.

 

COMO PENSAMOS AS VAGAS?

Existem mais de 150 Núcleos de Agroecologia no Brasil, distribuídos pelas cinco regiões. Em busca de uma distribuição equilibrada das participações no Encontro dos Núcleos e considerando a limitação de recursos para realizar nosso Encontro, estamos destinando inicialmente uma vaga por Núcleo. Pedimos que os NEAs manifestem até O DIA 10 DE JULHO seu interesse e disponibilidade em participar, para que possamos ajustar as vagas da melhor forma possível. Para isso, criamos um formulário, que pode ser acessado abaixo.

PREENCHA AQUI O FORMULÁRIO

Este mapeamento, a princípio, não garante a inscrição, mas nos permite avaliar a possibilidade de uma segunda vaga, bem como visualizar a distribuição destas pelas regiões do país. A garantia de uma representatividade diversa depende da solidariedade de todas e todos, por isso entendemos que esta distribuição se dará de forma coletiva e gradual.

Tendo em vista a limitação dos recursos, aproveitamos esse mapeamento para identificar também possibilidades de contribuições dos núcleos com as despesas. Sabemos que as condições de cada núcleo, região e projeto são diferentes, ao mesmo tempo sabemos que todos enfrentam dificuldades financeiras. Estamos pensando em construir um Encontro com aproximadamente 80 Núcleos (ou Rede de Núcleos). Se necessário for, priorizaremos os Núcleos que participaram de pelo menos uma oficina de sistematização.

No formulário, sinalizem as opções possíveis de colaboração. Esse processo solidário nos ajuda a ampliar a participação e construir um encontro mais diverso e democrático.

 

DEFINIÇÃO COLETIVA DAS REPRESENTAÇÕES

Destacamos a importância de que a escolha da/o representante dos NEAs que participarão do Encontro dos Núcleos seja feita de forma coletiva e dialogada internamente no Núcleo. Sugerimos que seja levada em consideração a importância da participação de mulheres e jovens.

 

 

ACOLHIDA: ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM

O Projeto de Sistematização irá viabilizar a alimentação e hospedagem das/os participantes durante os dias do Encontro (08 à noite), 09, 10 e 11 de setembro).

É fundamental que todas/os as/os participantes cheguem ao CIMI, em Brasília, até o dia 08 a noite, para que possamos iniciar nossas atividades com a acolhida.

 

PASSAGENS E DESLOCAMENTOS

As passagens são responsabilidade dos Núcleos e instituições parceiras. O Projeto conta com recursos limitados, porém estamos buscando alternativas para contribuir com o reembolso parcial das despesas de deslocamento. Como não há garantia de reembolso, solicitamos que os Núcleos busquem formas de garantir seus deslocamentos (passagens aéreas ou de ônibus e caronas).

 

PROGRAMAÇÃO

Estamos elaborando a proposta de programação e metodologia de forma a abranger os quatro principais objetivos propostos para este momento. A proposta será compartilhada em breve e contaremos com contribuições para melhora-la. No entanto, destaca-se que esta abrangerá os dias 08 (noite), 09, 10 e 11, nos turnos da manhã e tarde. Relembramos que um dos objetivos  é partilhar os produtos construídos ao longo dos processos de sistematização – por isso, desde já, solicitamos que organizem seus materiais, sementes e alimentos para a mesa da partilha.

 

PROCESSO COLABORATIVO

Inspirados nas dinâmicas dos Núcleos e reconhecendo a potência dos trabalhos coletivos, esta é uma tentativa de ampliação dos espaços de troca e construção.

Na preparação do encontro, tratam-se de contribuições voluntárias dos Núcleos, nos meses de junho a setembro. Para isso, prevemos reuniões virtuais de planejamento e encaminhamento das ações.

Ficamos à disposição para esclarecer possíveis dúvidas, assim como acolher contribuições e sugestões.

Forte abraço, Equipe do Projeto de Sistematização de Experiências

​​

Projeto de Sistematização de Experiências NEAs

Contato: Natália Almeida – Bolsista | (22) 99918.3906 | sistematiza.aba@gmail.com