O que é o II SNEA

A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) em parceria com diversas organizações do estado do Rio de Janeiro (universidades, movimentos, grupos e redes) realiza o II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA), evento que constitui um marco para a Educação em Agroecologia a nível nacional, promovendo um importante espaço de convergência  e fórum de debate sobre a temática. O evento tem por objetivo identificar, sistematizar, refletir e articular experiências de educação em agroecologia e indicar caminhos para seu fortalecimento, divulgação e popularização, possibilitando o intercâmbio e a reflexão sobre os processos e dinâmicas, as conquistas e os desafios acerca das iniciativas educativas agroecológicas que estão ocorrendo no Brasil.

O Seminário faz parte do Projeto de Sistematização de Experiências da ABA-Agroecologia e pretende dar continuidade aos debates realizados no I SNEA sobre os princípios e as diretrizes da Educação em Agroecologia, propostos como importantes para a prática de uma Educação compromissada com a construção de uma sociedade mais igualitária e com justiça social e um futuro mais sustentável. Neste sentido, o tema escolhido para o II SNEA é “Educação em Agroecologia: Resistências e lutas por democracia!”,  refletindo o comprometimento com as questões atuais de nossa sociedade.

Para enfrentar estes desafios, convidamos educadores, educadoras, estudantes, representantes de instituições e todos e todas envolvidos com experiências concretas de Educação em Agroecologia no ensino, na pesquisa e na extensão, com diferentes inserções, áreas do conhecimento e propostas político-pedagógicas, espalhadas pelas várias regiões do país, para participar do II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia. Convidamos de forma especial os/as participantes dos Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEAs), das Redes de NEAs (R-NEAS) e dos Centros Vocacionais Tecnológicos de Agroecologia (CVTs).