
Já está no ar o vídeo-síntese do 4º Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia (ENNeas). A produção reúne alguns dos principais momentos do evento, realizado com a participação de representantes dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) de todo país, no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na cidade de Juazeiro (BA), nos dias 13 e 14 de outubro de 2025.
O vídeo apresenta trechos das atividades que compuseram a programação, incluindo momentos de trabalhos em grupo, partilhas de experiências e apresentações culturais. Os depoimentos de pessoas participantes mostram como se deu a participação dos NEAs que estiveram presentes, a diversidade das experiências compartilhadas e o compromisso dos Núcleos com a promoção da agroecologia.
O vídeo já está disponível para visualização e compartilhamento. Ajude a ampliar o alcance do encontro: assista, compartilhe e conecte outras pessoas ao trabalho dos NEAs:
Sobre o ENNeas
Desde 2017, a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) realiza a cada dois anos o Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia (ENNeas), eventos que reúnem estudantes, professores e profissionais de Núcleos de Estudos de Agroecologia (Neas) de todo o Brasil para debater sobre a construção da agroecologia enquanto ciência, movimento e prática. Os encontros fazem parte da programação prévia ao Congresso Brasileiro de Agroecologia, e são realizados no mesmo território que vai receber o CBA.
O 4º Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia, realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2025 na Univasf em Juazeiro (BA), reuniu 105 pessoas de 46 Núcleos de Estudos em Agroecologia do Brasil, além de pessoas representantes de três ministérios do Governo Federal. O objetivo do evento é fortalecer as ações territoriais e coletivas de Núcleos de Estudos em Agroecologia do Brasil.
Saiba mais:
- Grupos de Trabalho da ABA-Agroecologia ajudam a promover Plenária e 4º Encontro Nacional dos NEAs
- Relembre as edições anteriores dos ENNeas e celebre essa caminhada coletiva na construção do conhecimento agroecológico
Por Emely Melo

