Brinquedos de bambu serão construídos em oficina, veja como se inscrever

Em clima de contagem regressiva para a culminância do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), abrem-se as inscrições para a oficina de confecção de brinquedos lúdicos com bambu. Com 30 vagas disponíveis, a oficina acontecerá de forma gratuita e com emissão de certificado, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão.

Será ministrada em dois encontros pelo bioconstrutor Tarciso Batista, responsável pela Bambuzeria EntreNós. O primeiro encontro ocorrerá de 03 a 05 de outubro, e o segundo, de 8 a 10 de outubro. Para receber o certificado, é necessária a participação em pelo menos dois dias de atividade. A  oficina será das 08h às 16h, com intervalo para almoço e na programação da oficina não está inclusa a alimentação. As inscrições devem ser realizadas através do formulário online, disponível aqui

O local de realização será na área verde que fica entre o prédio da Reitoria da UFS e o estacionamento. Em caso de chuva, a oficina acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS (Sintufs), localizado na Rua Gov. João Alves Filho, 547, Bairro Rosa Elze. Em caso de dúvida, entrar em contato através dos telefones 79 99924 1750 ou 79 98816 9100.

Os brinquedos construídos ao final do processo irão compor o Espaço Ciranda Infantil, no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será realizado de 4 a 7 de novembro, na UFS. A oficina busca também atrair pessoas que tenham interesse em fazer parte da equipe de voluntárias/os e colaboradoras/es do CBA.

Espaço Ciranda Infantil

Criança, natureza, conhecimento e brincadeira são as propostas da Ciranda Infantil no XI CBA. O espaço faz parte dos chamados Ambientes Permanentes do Congresso, o que significa que permanecerá montado e aberto ao público durante os quatro dias do evento.

O compartilhamento de saberes entre crianças e adultos acontecerá por meio de rodas de conversa, oficinas e exposições. Ao todo já são 123 crianças inscritas para participar da Ciranda Infantil. Dessas, 41 são menores de três anos.

O bambu como matéria-prima na bioconstrução

Uma das  vantagens de utilizar o bambu é que é uma alternativa social, econômica e ambientalmente sustentável que pode substituir a madeira e o plástico em diversos fins, desde a arquitetura até a confecção de artesanato e brinquedos. Os produtos possuem alta durabilidade, o que proporciona um consumo sustentável.

O Brasil é considerado uma das principais reservas de bambu no mundo, mas ainda se encontra em fase inicial na utilização dessa matéria-prima. É a planta de crescimento mais rápido no reino vegetal. Em países da Ásia, a exemplo de Bali, o bambu é uma das principais matérias-primas no ramo da construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *