A partir do diálogo entre companheiras do GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do GT de Gênero da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e em parceria com mulheres do Coletivo de Comunicação da ANA deu-se início à organização e lançamento de nossa Biblioteca Compartilhada, que pode ser acessada aqui: https://goo.gl/ZLJQcj.
A pasta reúne materiais de projetos, publicações, cartilhas, artigos, poesias e outros conteúdos relacionados diretamente à temática das mulheres, do feminismo e estudos de gênero. Apesar do nome “Agroecologia e Feminismo”, nossa principal identidade coletiva, o acervo reúne conteúdos muito amplos como economia feminista, direitos, autocuidado e outros.
Como a biblioteca está organizada?
Enquanto não avançamos coletivamente no uso de plataformas autônomas e com código livre, optamos em usar o drive do Google para garantir o acesso mais amplo das companheiras. Não é preciso ter conta no gmail para acessar o conteúdo disponibilizado.
Existem duas pastas principais: “COMO USAR”, que traz orientações gerais e “NOSSO ACERVO”, com o conteúdo da nossa Biblioteca Compartilhada. Na pasta de acervo há três caminhos de navegação e pesquisa, organizados como temas, ações e encontros.
Vocês encontrarão na pasta “NOSSAS AÇÕES”, conteúdos relacionados aos nossos projetos; “NOSSOS ENCONTROS”, materiais produzidos nos ENAs e demais momentos coletivos; e, na pasta “PESQUISA POR TEMA”, conteúdos relacionados à vários temas como saúde, direitos, terra, auto organização feminista e muitos outros.
Como usar?
O material está disponível publicamente e seu uso é muito simples. Nessa organização proposta é possível tanto acessar o material já compartilhado quanto enviar materiais novos e, dessa forma, continuar alimentando e inspirando nossas lutas.
Para acessar o que já foi organizado basta clicar no link: https://goo.gl/ZLJQcj e mergulhar nas mais de 20 pastas temáticas propostas. Se você deseja enviar materiais é fácil! Encaminhe para o e-mail mulhereseagroecologia@gmail.com que organizamos o conteúdo enviado em uma das pastas temáticas.
Divulgue e compartilhe! Que o acesso a conhecimentos, lutas e experiências de resistência construídos por mulheres no Brasil e em todo o mundo se espalhe por todos os cantos, nos fortalecendo!