Fogueira de São João – Alegria é nossa resiliência

Confira aqui quem estará conosco e tudo o que acontecerá nessa noite dedicada à cultura e a agroecologia. Quinta-feira, dia 24/06 às 19h no Facebook da ABA-Agroecologia

De onde é que vem o baião?
Vem debaixo do barro do chão
De onde é que vem o xote e o xaxado?
Vem debaixo do barro do chão
De onde vem a esperança,
a sustança,
espalhando o verde dos teus olhos pela plantação?
Ô ô
Vem debaixo do barro do chão
(Gilberto Gil)

Esta é uma fogueira acesa pelo Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e Cultura da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Nosso objetivo é aquecer um encontro em que possamos trabalhar festejando e festejar trabalhando na interface da Agroecologia e do modo de vida camponês, popular, plural e diverso. Desejamos que esse lugar seja cheio de trocas de saberes e de afetos, de memórias e de perspectivas, de trabalho e de festa.

O mês de junho é quase um portal, um período muito significativo para diversas comunidades nos quatro cantos do país. As tantas fogueiras acesas celebram a colheita do milho crioulo, do feijão, da vida e renovam a energia da nossa identidade através das danças, das comidas de verdade e do fogo. 

Essa cosmovisão aquece a esperança, ilumina e abre novos caminhos e restabelece a luta por autonomia dos povos, por territórios livres, pela cultura e comunicação popular, por saúde e agroecologia!

Na programação da nossa fogueira tem muita música, poesia, intercâmbio e arte! Teremos a presença de Islandia Bezerra – presidenta da ABA, Mônica Lourenço – colunista no Brasil de Fato, Irene Cardoso – professora da UFV, Sebastião Farinhada – militante da Cultura e da Agroecologia na Zona da Mata mineira, Miguel Marinho – músico do Em Canto e Poesia de São José do Egito e Priscila Martins – aprendiz griô da Bahia. Se achegue porque ainda vai ter causo de São João, comida, música de quadrilha, relatoria gráfica e até correio do amor.

Por isso, cumadre e cumpadri: te convidamos a se juntar nesse festejo-celebração. Vista aquele sentir-pensar acompanhado daquela roupa de festa; aquela interculturalidade unida aos alimentos e bebidas de seu fazer cultural; e aquela ancestralidade adoçada por sua espiritualidade; e venha soprar a brasa, assar o milho e compartilhar com a gente a sua festa junina e o seu calor!

Vamos pular essa fogueira, celebrar nossas parcerias de vida e luta, e afastar o medo e a solidão!

GT Comunicação e Cultura Popular 

ABA-Agroecologia

____________

PROGRAMAÇÃO:

Dia 24 de junho – quinta feira às 19h Mediação: (Caio Meneses e Patrícia Tavares)

Relatoria gráfica: Lorena Portela Suporte técnico: Giuseppe Bandeira

(5 min) Chegança & Mística: Apresentação de vídeo-poema da Fogueira.

(8 min) Apresentação Musical Biocultural  – Boas vindas e apresentação do GT

(5 min) Proposta da noite “Lenha na Fogueira”: Quais são os diálogos possíveis entre a Comunicação e a Cultura Popular dos territórios com a agroecologia?

(5 min) Declamação do poema da live

(5 min) Recadinhos orientadores

– Rodada de apresentação (no chat): nos fale do seu território, das tradições e das comidas juninas que trouxe pra compartilhar ao redor da nossa fogueira. 

– Polinize amor: alimente o fogo do nosso bate-papo com aquela mensagem ardente para alguém de seu querer bem. Nos intervalos entre a programação, espalharemos a brasa! 

(8 min) Fala Afetiva Institucional – Islandia Bezerra, Presidenta da ABA 

(15 min) Fala Afetiva Comunicacional – Mônica Lourenço, comunicadora

(5 min) Interação com a comunidade: Polinize amor e aceno para as pessoas do bate papo.

(15 min) Fala Afetiva Acadêmica – Irene Cardoso, pesquisadora e professora da UFV

(8 min) Apresentação Musical Biocultural  – João e Joanna (última música:  De onde vem o Baião)

(15 min) Fala Afetiva Cultural – Sebastião Farinhada, militante da Cultura e da Agroecologia

(20 min) Debate quentão

Quem for participar do debate, realizar a apresentação: fale do seu território, das tradições e das comidas juninas que você trouxe para compartilhar ao redor da nossa fogueira

Priscila Martins Griô – Causo de São João

Pandeirada Miguel Marinho (Em Canto e Poesia)

(5 min) Apresentação da Relatoria Gráfica

Música de Quadrilha Encerramento

Deixar uma resposta