Jornal da Emater de Porto Alegre (RS) fala sobre agrotóxicos, o CBA e faz homenagem a Costabeber

Foi lançado nesta semana o Jornal da Emater de Porto Alegre (RS), de janeiro a julho de 2013, com os agrotóxicos como tema principal. Há também uma matéria sobre o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será realizado em Porto Alegre, entre os dias 25 e 28 de novembro, completado seus 10 anos de atividades. E é com muita tristeza que anunciam a morte de José Antônio Costabeber no dia 28 de julho. O extensionista rural era o atual presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), foi uma perda afetiva e intelectual inestimável no campo da agroecologia. Na edição tem o link de uma entrevista com o ex-professor da UFSM para relembrar seus pensamentos.

A publicação resgata a Lei 7747/82, que regra os agrotóxicos no Rio Grande do Sul há mais de 30 anos, apresentando seu pioneirismo e atualidade. “Só serão admitidos, em território estadual,  a distribuição e comercialização de produtos agrotóxicos e biocidas já registrados no órgão federal competente e que, se resultantes de importação, tenham uso autorizado no país de origem”, reza o primeiro artigo da lei. Além de detalhar a lei e fazer um histórico de sua construção, traz observações do seu ator, o ex-deputado Antenor Ferrari, que afirma: “A lei é muito mais atual hoje, do que no passado”.

Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, afirma a edição na chamada de outra matéria. A reportagem afirma que nos últimos 12 anos o país este mercado cresceu 190%, enquanto no resto do mundo o crescimento foi de 93%. A América Latina detém 22% do mercado mundial de agrotóxicos, e só o Brasil é responsável por uma fatia de 19%. Além de apresentar os malefícios à saúde e ao meio ambiente causados pela utilização desses produtos, traz dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre mortes causadas por essas substâncias.  Nesse cenário que o Brasil é o campeão do consumo de agrotóxicos, com aproximadamente 5,2 litros de veneno por habitante ao ano.

Leia aqui o Jornal da Emater

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *