Mapa dos NEAs será lançado no XI CBA

A plataforma Agroecologia em Rede lança novo sistema de coleta de dados em parceria com os Núcleos de Agroecologia de todo o Brasil

A esperança navega. Mergulhe e conheça quem está perto de você!

Em 2019, a plataforma do Agroecologia em Rede (AeR) inaugura um novo sistema de coleta de informações. A novidade é poder ser uma ferramenta de trabalho de campo criada a partir de um software livre: pode ser usada em qualquer aparelho e não depende da conexão com a internet. Quem vem animando e tecendo esse processo é a ABA-Agroecologia junto a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  

E quem movimenta e colore os primeiros testes de uso deste novo sistema são os Núcleos de Agroecologia (NEAs). Inovações brasileiras, os NEAs representam ambientes de integração entre ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia.

Enraizados em muitos territórios do país, os NEAs são elos que dinamizam diferentes processos de construção do conhecimento e diálogo de saberes e, mesmo diante dos desafios atuais de fomento, resistem e seguem construindo enfrentamentos, alternativas e parcerias.

Os NEAs são espaços de diálogo e de exercício da indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão em agroecologia. No Agroecologia em Rede, os NEAs são considerados “dispositivos” de construção e socialização coletiva de conhecimentos agroecológicos vinculadas a instituições de ensino, pesquisa ou extensão e em constante e permanente interação com a sociedade. No entendimento da ABA-Agroecologia, os Núcleos extrapolam a compreensão de projetos apoiados pelos editais fomentados pelo governo federal, entre 2010-2016, e compreendem também os grupos, coletivos e redes que atuam na perspectiva descrita acima ainda que de maneira informal.

O projeto de Sistematização de Experiências, animado pela ABA-Agroecologia entre 2015 a 2017, identificou mais de 150 NEAs no Brasil. Neste XI CBA, o combinado é atualizar este mapeamento e visualizar por onde circulam as redes, os vínculos e as sinergias que constroem o movimento agroecológico.

Até o dia 25/10, os NEAs podem navegar pelo sistema e participar deste processo coletivo de mapeamento. Os resultados dessa colheita serão partilhados durante o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) em Sergipe, na Casa dos NEAs, em outros momentos da programação, mas também serão publicados nas redes da ANA e da ABA-Agroecologia e poderão ser consultados na plataforma do AeR. Confiram as orientações no arquivo disponível abaixo, partilhe nas suas redes esse chamado e registre seu NEA!

Somos feitas/os de histórias. 

Partilhe a sua! Para mais informações: emrede@agroecologia.org.br

2 comentários

  1. Excelente iniciativa! Não estou conseguindo cadastrar o NEA AVARÉ. Como devo proceder?

    • Comunicação ABA-Agroecologia
      Comunicação ABA-Agroecologia

      Caro Fernando, bom dia!

      Agradecemos pela participação e apoio na construção coletiva deste mapeamento. Peço que escreva diretamente para a equipe do Agroecologia em Rede, neste e-mailemrede@groecologia.org.br , informando o que está acontecendo. Poderão lhe orientar melhor.
      Seguimos em parceria.

Deixar uma resposta