Professor Dr. Francisco Roberto Caporal. Gaúcho de nascimento e um grande brasileiro. Formado em Agronomia pela UFSM, iniciou sua trajetória na EMATER-RS como técnico da Extensão Rural, e ocupou várias funções na Empresa, sendo Diretor Técnico no período de 1999 a 2002, no qual estabeleceu a centralidade da Agroecologia nas ações de ATER desta instituição.
Colaborou ativamente com a elaboração da nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER em 2003. Depois desempenhou um papel fundamental no DATER/MDA, onde desenvolveu um dos maiores programas de formação em Agroecologia da nossa história, sua contribuição também foi ativa e marcante na criação dos Núcleos de Estudos em Agroecologia no Brasil, mais conhecidos como NEAs.
Atualmente estava atuando como Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde ajudou a criar o Núcleo de Agroecologia e Campesinato – NAC. Teve uma trajetória expressiva fora do Brasil, já que esteve – por anos – vinculado a outras Universidades como a de Córdoba e de Pablo de Olavide, na Espanha. No nosso continente latinoamericano construiu uma trajetória marcada por grandes lutas, conquistas e vitórias no campo da agroecologia.
Foi Sócio Fundador da Associação Brasileira de Agroecologia, onde exerceu a Presidência por dois mandatos consecutivos (2008 – 2011). Caporal teve atuação firme e coerente com suas ideias por onde passou. Sempre defendeu a Agroecologia enquanto Ciência e juntamente com Antônio Costabeber (in memorian), seu grande parceiro de escrita, ajudou a popularizar a Agroecologia na Academia e nas instituições de Extensão Rural no Brasil e em outros países do nosso gigante continente. Seus livros, textos e artigos, assim como a participação em eventos, contribuíram de forma marcante para a formação de milhares de extensionistas, estudantes, agricultores(as) e pesquisadores(as) no campo da Agroecologia, em todo o Brasil.
Neste dia (23/04/2021) Caporal partiu para outro plano espiritual. A Associação Brasileira de Agroecologia – ABA Agroecologia, vem a público manifestar os seus mais sinceros sentimentos de pêsames aos familiares e amigos pela sua partida. Perdemos no dia de hoje um de nossos mentores mais proeminentes e entusiasmados.
Nosso querido Professor Francisco Caporal virou semente. Sua partida, precoce e inesperada deixará pegadas no terreno das lutas sociais e no campo científico. Pegadas que apontam os caminhos que seguiremos em honra à sua memória. A ABA-Agroecologia segue em luta, e seu legado, com vasta produção acadêmica, com toda sua humanidade e sua militância em prol da Agroecologia, jamais será esquecido!
Caporal, Presente, Presente, Presente!