Nota Pública sobre Substitutivo PL do Veneno

A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), composta por mais de 1.500 sócios e sócias, entre os quais cientistas de diferentes áreas do conhecimento, tem construído mediante bases científicas e populares, ações determinantes para o processo de transição agroecológica em todo território brasileiro. Desde à sua criação em 2004, a ABA vem apoiando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas (e problematizadoras no campo da agroecologia) para a superação do modelo produtivo hegemônico guiado por interesses de grandes corporações internacionais do agronegócio, que têm no controle sobre as sementes e no mercado de agrotóxicos sua principal estrutura de poder.

A alteração/revogação da Lei 7.802/1989 pelo substitutivo do PL do Veneno (Projeto de Lei 6299, apresentado em 13 de março de 2002), que objetiva essencialmente garantir maior ganho econômico para as corporações do agronegócio, atenta contra a natureza, viola os direitos dos povos originários e das populações e comunidades tradicionais, bem como de toda a população (rural e urbana), potencializa os processos de contaminação dos rios, lagos e mares, bem como intensifica a pulverização aérea, comprometendo assim a produção e consumo de alimentos saudáveis, impondo riscos inaceitáveis para a saúde e o bem viver da sociedade brasileira.

– O PL do Veneno, se aprovado, impactará de forma desastrosa e irresponsável à natureza (e por conseguinte os seres humanos);

– O PL do Veneno, se aprovado, elevará a contaminação dos alimentos com agrotóxicos;

– O PL do Veneno, se aprovado, aumentará os casos de intoxicações agudas e crônicas, e a morte de trabalhadores e trabalhadoras por agrotóxicos no campo e na cidade;

– O PL do Veneno, se aprovado, dificultará e, em alguns casos, impossibilitará a produção orgânica e agroecológica.

Defendemos e apoiamos o fortalecimento da Agroecologia como base produtiva livre de veneno. Não precisamos de agrotóxicos para produzir alimentos saudáveis. Isso já está comprovado cientificamente e popularmente em milhares de experiências no Brasil e no Mundo.

A Associação Brasileira de Agroecologia tem POSIÇÃO CONTRÁRIA ao substitutivo do PL 6.299/2002.

O PL DO VENENO ATENTA CONTRA A VIDA!

Leia a nota pública na íntegra: Nota_ABA_PL VENENO