O 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) tem mobilizado de Norte a Sul diversas frentes de atuação agroecológica, a partir da articulação de diferentes povos, comunidades e territórios dos campos e das cidades.
Para organizar ainda mais essas mobilizações, as comunidades agroecológicas das universidades e institutos de pesquisa e ciência do Brasil estão convidadas a participar da Plenária Nacional dos Núcleos e Redes de Estudos em Agroecologia (NEAs), em um encontro online no próximo 9 de agosto.
Durante a plenária, será realizada uma apresentação do projeto que diferentes comissões vêm construindo para dar forma e ritmo ao 12º CBA, convidando os NEAs e Redes para uma construção conjunta e qualificada dos processos preparatórios. “A plenária será um espaço para começarmos a nos organizar dentro dos nossos estados e regiões para conseguir garantir a chegada desse pessoal todo no Congresso”, diz Thais Souza, da Comissão de Mobilização e Processos Preparatórios.
Essa preparação para o CBA dentro dos Núcleos e Redes de Estudos em Agroecologia já vem acontecendo a partir de diversas ações, destacando-se as oficinas de escrita científica para as submissões de trabalhos: “o CBA já vem acontecendo nesses locais, muito instigado pelo cuidado com a memória, o cuidado com essas pesquisas, e com o fazer e a construção do conhecimento agroecológico por esses sujeitos”, completa Thais.
Assim como nas edições anteriores do CBA, a Casa dos NEAs terá espaço garantido no Congresso, com o intuito de ser um espaço de encontro, trocas e celebração de experiências em agroecologia dentro de universidades e institutos de pesquisa pelo Brasil. As conversas na Casa dos NEAs serão realizadas com base nos contextos político-ambiental-social que estamos vivendo, em que uma retomada de processos democráticos finalmente acontece após quatro anos de retrocessos e recessões.
De acordo com Thais, “a Casa dos NEAs vai ser um espaço determinante para a gente conseguir apontar todas essas dificuldades que a gente enfrentou, mas também vai mostrar e colocar em evidência todas as fortalezas e estratégias de resistência que os NEAs desenvolveram durante esses últimos anos.”
Serviço:
O que: Plenária Nacional dos NEAs
Quando: quarta, 09 de agosto, às 19h
Onde: via Google Meets. Link de acesso: meet.google.com/zrw-yyjo-amv