Na segunda-feira, dia 6 de maio, recebemos a notícia da passagem de nosso querido amigo e companheiro na construção da agroecologia Jorge Ricardo de Almeida Gonçalves. Uma pessoa de sorriso largo e semblante sereno, Jorge nos ensinou muito com sua forma de lidar com a vida e os desafios que ela nos coloca.
Professor e, por isso, grande entusiasta da Educação em Agroecologia, sempre defendeu a potencialização e apoio a estes espaços de construção, através do desenvolvimento e implementação de políticas públicas, como os primeiros editais voltados aos Núcleos de Estudo em Agroecologia, a partir de 2010. Articulador de diferentes sujeitos e instituições, o que o movia – e continuará nos movendo – era o diálogo, a troca de conhecimentos e experiências.
Compôs a Comissão Nacional Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), participou ativamente da construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e ajudou a colocar em prática as ações previstas no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), importantes e reconhecidas políticas públicas, que ajudaram o país a reduzir a desigualdade social, garantindo alimentos saudáveis e sem venenos – para quem está no campo e na cidade.
Seu sorriso e animação continuarão presentes em nossas ações, mentes e lembrança. A ABA-Agroecologia e todo o movimento agroecológico segue com sua força e disposição em construir sempre, principalmente em tempos adversos. Seguimos em coletivo!
Nossos sinceros sentimentos à família e pessoas próximas. Que o tempo traga conforto e serenidade aos dias que vem.
Com carinho,
Associação Brasileira de Agroecologia
Gestão 2018-2019