Onde essa rede se encaixa?

Share

Material de Apoio estimula processo coletivo de sistematização que acontece até setembro no Brasil e na América Latina. Cadastre sua experiência em Saúde e Agroecologia

Instagram: @agroecologia_em_rede
“O que é mesmo a ciência? É só o que tá no livro, ou o que tá na essência? É tão importante ver o povo Kalunga proteger a sua alimentação, olhar pro lado pra ver o que está guardado na força da tradição. Que bom escutar as duas: sua força e sua fé contribui pra gente manter o cerrado de pé” Caio Meneses

Caio, poeta do sertão do Pajeú e integrante do GT de Cultura e Comunicação Popular da ABA-Agroecologia, celebra as falas de Tantinha (representante da Rede Pacari) e de Denise (pesquisadora da Fiocruz Brasília) no Seminário Virtual realizado há dez dias atrás. 

Com nome “Tecendo Redes de Saúde e Agroecologia”, a atividade virtual deu início a um amplo processo de identificação e sistematização de experiências em saúde e agroecologia. O vídeo do seminário de lançamento está disponível: https://youtu.be/XmjTqn_0mJY. Uma apresentação cheia de poesia que conta sobre o que é e como colaborar com esse novo processo de sistematização.

Conheça a plataforma do Agroecologia em Rede!

MANUAL DE APOIO | Para facilitar ainda mais o cadastramento das experiências, um Manual de Apoio também está disponível no site do Agroecologia em Rede. Com dicas bem objetivas, o manual detalha cada etapa do cadastramento e conta como essa história começou. Organizado em quatro seções principais, o material foi elaborado para apoiar processos coletivos de reflexão sobre as experiências de Agroecologia e Saúde.

POR QUE PARTICIPAR? Como falou Caio, “nossa saúde pública patrimônio imensurável da controversa república. E é preciso ampliá-la, por isso o lugar de fala aqui é trazido tão forte. Saúde é questão política, por isso fazer a crítica será sempre o nosso norte”. Mais do que nunca é preciso fortalecer e ampliar as iniciativas que apostam nas alianças entre saúde e agroecologia.

As informações produzidas a partir deste mapeamento permitirão identificar os vínculos territoriais (quem está perto de nós) e temáticos  (quem atua nos mesmos temas e assuntos que nós); facilitar as partilhas de saberes entre os grupos, orientar ações conjuntas e a luta por direitos! 

“Quem diz da força que nunca acaba, Que faz a junção da ANA, da Fiocruz e da ABA, Diz aí o que tu acha, onde essa rede se encaixa, Ou a gente é que se encaixa nela? O bom da rede é assim, começa mas não tem fim e vira essa coisa bela”

Caio Meneses

🌈 Acesse agora à plataforma, baixe o manual e navegue conosco.

Somos feitas e feitos de histórias. Partilhe a sua: https://agroecologiaemrede.org.br 

O caminho é: Cadastrar > Saúde e Agroecologia

🌿 Seguimos em diálogo, Tecendo Redes

Dúvidas de como preencher o formulário: saude@agroecologiaemrede.org.br

“Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia” é uma ação conjunta entre Associação Brasileira de Agroecologia (@aba.agroecologia), Articulação Nacional de Agroecologia (@ana_agroecologia) e Fiocruz (@oficialfiocruz). São parceiros no seu desenvolvimento: Cooperativa EITA (@coletivoeita), Campus Fiocruz Mata Atlântica (@fiocruzmataatlantica), Redes Fito (@redesfitocibsfiocruz), Rede Rede de Atores de PICS e Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil.

#agroecologiaemrede #saudeagroecologia #agroecologia #SUS #saudecoletiva

  0 COMENTÁRIOS
Saúde e Agroecologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: