Lista 01 – Resumos Aprovados
Prezadas/os autoras/es, segue abaixo a primeira listagem de Resumos Aprovados. Ainda estamos finalizando alguns pareceres e pedimos que, caso não localize o título do seu trabalho, entre em contato por meio do e-mail: sneagroecologia@gmail.com
As autoras/es cujos resumos estão indicados na lista abaixo, já podem efetuar suas inscrições. O prazo para efetivar as inscrições e pagar a taxa de inscrição é o dia 10 de outubro.
Acesse o formulário no link a seguir: https://www.doity.com.br/
SNEA1_01 | Campus Rural de Marabá: valorizando e disseminando sementes tradicionais |
SNEA1_02 | Residência agrária jovem e transição agroecológica em assentamentos do estado de São Paulo: aprendizagens e reflexões |
SNEA1_04 | Pedagogia da rima: estudando agroecologia com música e poesia |
SNEA1_06 | Educação do Campo e Agroecologia nas ações de formação continuada com professores de escolas do campo de Angra dos Reis e de Nova Iguaçu – UFRRJ/UFF (2014-2016) |
SNEA1_08 | Feiras agroecológicas: necessários diálogos entre campo e cidade sob a perspectiva sociocultural |
SENA1_10 | Educação do campo e agroecologia: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar |
SNEA2_01 | Arte e cultura no ensino da agroecologia: uma experiência do projeto ECOARTE CTUR/UFRRJ |
SNEA2_02 | Da extensão à emancipação: um recorte a partir da prática de jovens camponeses na Paraíba |
SNEA2_03 | Atuação do Núcleo de Estudos em Agroecologia, IFMA-Monte Castelo na construção do debate do conhecimento agroecológico |
SNEA2_04 | O enfoque da agroecologia no Projovem Campo Saberes da Terra Goitacá: limites e desafios para a Agricultura Familiar Sustentável |
SNEA2_05 | Educação em Agroecologia numa Escola Municipal de Nova Iguaçu – Entre Ranços e Avanços |
SNEA2_06 | Uma experiência em transição agroecológica nos assentamentos de reforma agrária do sul de Minas Gerais |
SNEA2_07 | A formação de Lideranças femininas: em foco o Coletivo Regina Pinho no assentamento Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes, RJ |
SNEA2_08 | Jovens agricultores da zona da mata e brejo paraibano: fazendo educação e vivendo agroecologia como ciência, prática e movimento |
SNEA2_09 | Agroecologia: Matriz Formativa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LICENA/UFV. |
SNEA2_10 | Desafios e contradições na formação superior em Agroecologia: a experiência do bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos. |
SNEA3_01 | As flores de Ximenes |
SNEA3_02 | Metodologia Participativa para Avaliação de Indicadores de Qualidade do Solo: a conjunção do saber local e acadêmico no processo de ensino-aprendizagem em Agroecologia |
SNEA3_03 | Geografia e educação ambiental: práticas agroecológicas em escola itinerante do MST em Jacarezinho/PR. |
SNEA3_04 | Projeto curupira: água, a nascente da vida |
SNEA3_05 | REGA: Tecendo redes de agroecologia Brasil adentro e afora |
SNEA3_06 | INTERVENÇÃO AGROECOLÓGICA NA ESCOLA TEREZINHA DE JESUS ROCHA NO DISTRITO DE BUENOLÂNDIA |
SNEA3_08 | Raízes da Mata enquanto prática educativa |
SNEA3_09 | O Estudo de Viabilidade Econômica, Técnica, Social e Ambiental como uma prática de formação e uma ferramenta de autoconhecimento da Cooperativa Agroecológica Terra Fértil. |
SNEA3_10 | Construção do Conhecimento Agroecológico no Ambiente Escolar: o Projeto Curupira na Zona da Mata Mineira |
SNEA4_01 | Diálogos entre a educação-pesquisa-extensão: contraponto ao processo convencional de transferência de tecnologia, no Território do Alto Sertão Sergipano |
SNEA4_02 | Intercâmbios agroecológicos: aprendizados coletivos e assistência técnica compartilhada.” |
SNEA4_03 | Novas Cartografias Sociais: a extensão e a pesquisa como aportes ao ensino de Agroecologia |
SNEA4_04 | Núcleo de educação do campo e agroecologia (ECOA): uma construção plural e coletiva |
SNEA4_05 | AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO CAMPO FLORESTAN FERNANDES NO ASSENTAMENTO SANTANA – MONSENHOR TABOSA /CE |
SNEA4_06 | Tecelagem de territórios: a experiência da Caravana Agroecológica e Cultural rumo ao Vale do Ribeira – SP |
SNEA4_07 | Educação do Campo e Núcleo de Estudos em Agroecologia: experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz |
SNEA4_09 | Aprendizado agroecológico em rede com a metodologia camponês a camponês |
SNEA4_10 | Relato de experiência em Educação Agroecológica como parte do estágio curricular obrigatório do curso de Agronomia realizado junto a Embrapa aGROBIOLOGIA |
SNEA5_01 | O papel dos NEAs em processos continuados de formação: a experiência do NEA AJURI, no estado do Pará. |
SNEA5_02 | Rede Mãos à Horta: movimentação e fortalecimento da agricultura familiar em transição agroecológica |
SNEA5_03 | Agroecologia e Educação para Convivência com o Semiárido em Contexto Escolar – Relato de Experiência |
SNEA5_04 | Sistematização de experiências: uma metodologia para refletir sobre a prática agroecológica na Amazônia Oriental |
SNEA5_05 | A experiência das disciplinas integradas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, UFPA/ Embrapa Amazônia Oriental |
SNEA5_06 | Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã – Ufscar Sorocaba: tecendo redes na bacia do médio Tiete Sorocaba. |
SNEA5_08 | Os Mestres e Mestras Griôs na Educação Agroecológica |
SNEA5_09 | Quem educa a quem? A Troca de Saberes Viçosa |
SNEA6_01 | DESPERTANDO VOCAÇÕES AGROECOLÓGICAS |
SNEA6_03 | A troca de saberes da rede de produtores e consumidores agroecológicos de Araponga – MG |
SNEA6_04 | A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA – UFPR, NA BUSCA DA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS |
SNEA6_05 | Comunicação e juventude agroecológica: resistências e transformações frente ao agronegócio e oligarquias midiáticas |
SNEA6_06 | Caravana Agroecológica e Cultural do Rio de Janeiro: Processos educativos e diálogo de saberes |
SNEA6_07 | Espaço GEAE como roteiro de práticas da extensão universitária da AGROECOLOGIA URBANA. |
SNEA6_08 | Construindo o saber agroecológico: a experiência do Centro Vocacional Tecnológico de São Paulo |
SNEA6_09 | Formação de jovens rurais em agroecologia: reflexões para um debate |
SNEA7_01 | A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO: Educação Técnica Integrada na Educação de Jovens e Adultos no Curso de Agroecologia no Ceep Jubilino Cunegundes, Morro do Chapéu –BA |
SNEA7_02 | Educação para o desenvolvimento territorial: notas sobre a formação de recursos humanos no território do nordeste paraense |
SNEA7_03 | Metodologias participativas e saneamento rural na zona da mata de Minas Gerais |
SNEA7_04 | Formação de educadores e educadoras: aprender brincando no curso de licenciatura em ciências agrícolas da ufrpe |
SNEA7_05 | Pratica da Agroecologia com a utilização de plantas medicinais pelo Coletivo Regina Pinho do assentamento Zumbi dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ. |
SNEA7_06 | Diálogos sobre alternância pedagógica na Reserva Extrativista do Mapuá: Educando entre águas e florestas |
SNEA7_07 | Arte e Agroecologia em cena na Troca de Saberes |
SNEA7_08 | SIGNIFICADOS DE UMA FORMAÇÃO HUMANISTICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS DA UFRPE: DIÁLOGOS COM OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA |
SNEA7_09 | Gestão compartilhada da comercialização solidária de alimentos em Alegre-ES |
SNEA7_10 | Plantadores de Água: Um Aprendizado Agroecológico Compartilhado |
SNEA8_01 | Izidora: por uma cidade ecológica, produtiva e inclusiva |
Incentivo e capacitação a produção de sementes de feijão comum a produtores, técnicos, estudantes para o fortalecimento de Rede Estadual de Sementes Agroecológicas | |
SNEA8_03 | “Alfabetização Agroecológica Ambientalista e o Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ” |
SNEA8_04 | Das rotas aos rumos: caminhos e encontros no Comboio de Agroecologia do Sudeste |
SNEA8_05 | ENTOMOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO AGROECOLOGICA NO COLÉGIO TÉCNICO DA UFRRJ |
SNEA8_06 | Uma experiência de formação de juventudes do campo no semiárido de Minas Gerais |
SNEA8_07 | IMPLANTAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA NO IFPE – CAMPUS BARREIROS: REFLEXÕES E DESAFIOS |
SNEA8_08 | Formação de educadores do campo em alternância: Agroecologia e educação ambiental nas escolas das comunidades rurais de Roraima |
SNEA8_09 | Os desafios de pensar a complexidade da Agroecologia na Licenciatura em Educação do Campo |
SNEA9_01 | METODOLOGIAS PARA UMA EXTENSÃO RURAL EDUCADORA NA AMAZÔNIA: A EXPERIÊNCIA DO NEAGRO/UFAM. |
SNEA9_02 | As amarras do ensino tradicional frente à necessária intersetorialidade da educação agroecológica |
SNEA9_03 | Educação ambiental: “Jogando limpo com os quintais” |
SNEA9_04 | Espaço de formação do núcleo de estudos multidisciplinares em agricultura familiar e agroecologia: seminário do pronaf no Assentamento Santo Dias |
SNEA9_05 | Rede de educação do semiárido brasileiro – vivências a partir da experiência local |
SNEA9_06 | Comida e Comunicação no Ato Público da Caravana do Rio de Janeiro: Exercícios na construção de outras intervenções públicas |
SNEA9_07 | JUVENTUDE E AGROECOLOGIA: formação participativa de jovens em práticas agroecológicas no Território da Cidadania Vale de Rio Vermelho (2015-2016) |
SNEA9_08 | Agroecologia na Metrópole: Construção coletiva de uma agenda de estudos e ações na Região Metropolitana de Belo Horizonte |
SNEA9_09 | Gramado-escola na Troca de Saberes: aldeia de bambu e ressurgência Puri |
SNEA9_10 | “Agroecossistemas de referência com princípios agroecológicos: um olhar sobre o nordeste paraense” |
SNEA10_01 | Projeto árvore da leitura no Reassentamento Flor da Serra, em Porto Nacional – TO |
SNEA10_03 | Agroecopedagogia: Princípios e convergências metodológicas da prática educativa do Grupo MUDA. |
SNEA10_06 | EMANCIPAÇÃO E LUTAS FEMINISTAS NA ZONA DA MATA MINEIRA: um ensaio sobre o programa de formação em Feminismo e Agroecologia – PFFA |
SNEA10_07 | Romper as cercas da ignorância que produz a intolerância: educação agroecológica como emancipação. Análise do estudo de caso PDS Osvaldo de Oliveira no Rio de Janeiro. |
SNEA10_08 | Aprendizados, experiências e resistências na praxis da Educação em Agroecologia no Nordeste do Pará |
SNEA10_09 | Agrofoto: Um olhar juvenil sobre as práticas camponesas |
SNEA10_10 | Viagens e Vínculos: A experiência das Caravanas do Projeto Comboio Agroecológico como processo educativo |
SNEA11_01 | Horta escolar como ferramenta metodológica para a agroecologia em comunidades rurais no Amazonas |
SNEA11_02 | Os “Nossas Roças”: boletins agroecológicos como instrumentos pedagógicos |
SNEA11_03 | Reflexões sobre agroecologia nas escolas do campo no município de Goiás |
SNEA11_05 | EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA: uma estratégia para a multiplicação de conhecimentos agroecológicos em comunidades ribeirinhas no Amazonas |
SNEA11_06 | A pesquisa e a extensão agroecológica como ferramenta de ensino em escolas rurais na Amazônia |
SNEA11_07 | Práticas agroecológicas como ferramenta educativa libertadora: experiencias do coletivo MECA no sertão de Mossoró-RN |
SNEA11_08 | Entre o asfalto e a mata: agroecologia luta e resistência no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro |
SNEA11_09 | Agroecologia: Matriz Formativa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LICENA/UFV. |
SNEA11_10 | I Terreiro cultural da Escola Família Agrícola de Natalândia: o papel da cultura na transformação da educação |
SNEA12_01 | Mutirão Ciranda – é Articulando que nos Envolvemos |
SNEA12_02 | Construção do conhecimento agroecológico: interação entre agricultores familiares e extensionistas |
SNEA12_03 | A horta comunitária como instrumento pedagógico para a segurança alimentar e nutricional |
SNEA12_04 | Construção do diagnóstico da agricultura familiar da microrregião de Ubá e oferecimento de cursos de formação inicial e continuada pelo NEA do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. |
SNEA12_05 | Soberania e práxis – Educação para a Segurança Alimentar e Nutricional: Relato de Experiência de Horta Comunitária na periferia de São Carlos |
SNEA12_06 | Problematizando a formação de graduandos em extensão e educação popular: a experiência do Grupo Animais para Agroecologia |
SNEA12_07 | INTERAÇÕES NO AGROECOSSISTEMA COMO PRÁTICA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO |
SNEA12_08 | Construção do Conhecimento Agroecológico no Ambiente Escolar: o Projeto Curupira na Zona da Mata mineira |
SNEA12_09 | Horta Comunitária de base Agroecologica: uma experiência prática de Educação Ambiental, Segurança Alimentar e Participação Social. |
SNEA12_10 | A I Semana Agroecológica da UNESP – Rio Claro: Educar para além da técnica. |
SNEA13_01 | Transição pedagógica do curso de tecnologia em agroecologia do IFB – uma experiência em construção. |
SNEA13_02 | Ação Coletiva Para A Transição Agroecológica – Mutirões Como Ferramenta Para a Construção Da Agroecologia Na Zona Rural De Rio Pomba |
SNEA13_03 | O Protagonismo das Mulheres do Assentamento Zumbi dos Palmares e Produção para a Comercialização |
SNEA13_05 | Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará |
SNEA13_06 | Sistemas agroflorestais nos Campos Gerais : uma proposta da juventude de ensino aprendizagem em Agroecologia |
SNEA13_07 | Residência Agrária – Sergipe: Semeando a Agroecologia e a Soberania Alimentar |
SNEA13_09 | Processos educativos para o ensino e a extensão rural agroecológica: aprendizados dos estudantes, extensionistas e professores do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no Amazonas NEA-UEA em conjunto com a Rede Maniva de agroecologia-REMA |
SNEA13_10 | Ensino Agrícola e Agroecologia: experiências na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
SNEA14_01 | Inclusão em movimento: uma parceria IFES e Associação Pestalozzi de Santa Teresa – ES |
SNEA14_04 | Sombra, escola fresca e alimentação saudável: experiências de educação ambiental agroecológica do Coletivo Caipora, em Sete Lagoas, MG |
SNEA14_07 | RESEA em movimento: as caravanas agroecológicas e culturais de Sergipe construindo o conhecimento agroecológico |
SNEA14_08 | NEA Castanhal: avanços e desafios de uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense |
SNEA14_09 | Da memória oral ao audiovisual: os saberes agroecológicos salvaguardados pelas lentes |
SNEA15_01 | Contribuições do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a formação do/a novo/a Extensionista Rural |
SNEA15_02 | POLÍTICA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS (PNPMF): RESGATE DE SABERES E GERAÇÃO DE RENDA ATRAVÉS DA FITOTERAPIA NO ASSENTAMENTO BOM JARDIM, BARREIROS -PE |
SNEA15_03 | Práticas de manejo agroecológico de produção vegetal, com o sistema de horta circular na área didática do IFPA/Campus Bragança – PA. |
SNEA15_04 | TECENDA A RENDA NO NORDESTE A PARTIR DA COMUNICAÇÃO POPULAR |
SNEA15_05 | Relato de experiência de análise comparativa entre agricultores dos bairros do Alto Paraíso e Perpétuo Socorro no município de Bragança-PA. |
SNEA15_07 | Educação Profissional e Agroecologia na Amazônia Marajoara: a experiência do IFPA Campus Breves |
SNEA15_08 | A construção coletiva de um processo de formação em agroecologia a partir do Projeto Profissional do/a Jovem (PPJ) na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, Território Baixo São Francisco, Sergipe. |
SNEA15_09 | Projeto: Vivência Interdisciplinar Agroambiental |
SNEA15_10 | Instrumentos áudio visuais na construção do conhecimento agroecológico |
SNEA16_01 | Análise e monitoramento de agroecossistemas em assentamentos rurais: experiências pedagógicas no curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia – UFSCar/Pronera |
SNEA16_02 | TEIA: Processos, Práticas e Parcerias em um Programa de Extensão Universitária |
SNEA16_03 | O INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO E A EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO |
SNEA16_06 | AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AUTÔNOMA COMO RESISTÊNCIA AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO UNIVERSITÁRIO: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE AGROECOLOGIA DA UFPEL (GAE/UFPEL) |
SNEA16_08 | A identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais como estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional e valorização da “Comida de Verdade” |
SNEA16_09 | A PEDAGOGIA DO MST NA CONSTRUÇÃO DO SABER AGROECOLÓGICO NO ACAMPAMENTO ZÉ MARIA DO TOMÉ |