O III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA) evento vai acontecer na cidade de Castanhal no Pará e a chamada para envio de trabalhos segue aberta até o dia 25 de maio
Realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) em parceria com diversas instituições e organizações, esse evento constitui um marco para a Educação em Agroecologia a nível nacional, promovendo diálogo e construção de saberes em torno dessa temática a partir das experiências que serão compartilhadas. O encontro deste ano pisará no chão da floresta Amazônica de 4 a 7 de Julho de 2023, na sede do IFPA-Castanhal- PA, leva como tema: “Construindo caminhos para o fortalecimento dos territórios de Bem Viver”.
O encontro deste ano traz como tema central a pergunta: como as experiências de Educação em Agroecologia estão contribuindo para a construção e/ou fortalecimento de territórios de Bem Viver? E, para poder debater, construir e intercambiar experiências neste sentido, anunciamos que a chamada para submissão de trabalhos a serem apresentados foi prorrogada até o dia 25 de maio.
“Partindo das experiências de educação formal em agroecologia, o SNEA é um ambiente de formação acadêmica muito conectado pelo diálogos com os movimentos sociais. Então, o encontro carrega pautas da construção do conhecimento em agroecologia”, pontua Livio Claudino, integrante da comissão organizadora. “A construção do encontro deste ano está acontecendo na região Norte do Brasil, pela primeira vez, e ela tem sido um desafio em função desse período pós pandêmico, porque se trata também do processo de retomada das mobilizações dos coletivos que têm acompanhado não só, grupos acadêmicos, mas dos movimentos sociais, enfim, de todos os processos que fazem parte dessa construção em agroecologia”, finaliza o pesquisador.
SNEA – marco para a educação em agroecologia no Brasil
A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) em parceria com diversas instituições e organizações (instituições de ensino, de pesquisa, movimentos, coletivos e redes) realiza o Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA), evento que constitui um marco para a Educação em Agroecologia a nível nacional, promovendo importante espaço de convergência e fórum de debate sobre a temática.
A ideia é promover o aprendizado mútuo e a identificação e ressignificação dos referenciais que orientam experiências concretas de Educação em Agroecologia. Ao mesmo tempo, espera-se dar visibilidade a diversas iniciativas de formação com enfoque agroecológico, assim como propiciar a aproximação e troca entre as experiências existentes.
Com o tema “Construindo caminhos para o fortalecimento dos territórios de Bem Viver”, o III SNEA nos convida a olharmos para os processos de co-construção de conhecimentos, resultando em iniciativas de resistências que tecem caminhos para promoção da Educação em Agroecologia a partir dos diferentes territórios no Brasil. Na contramão de iniciativas conservadoras, a articulação entre extensão, prática, pesquisa e ensino em agroecologia questiona a formação tecnicista e valoriza a formação voltada para a construção de experiências de cuidado e Bem Viver nos territórios.
Diferentes experiências se somam como pontos de partida e referências para construção da educação formal em agroecologia no Brasil, dentro e fora das escolas e universidades no campo e na cidade. Iniciativas de educação desde a primeira infância à pós-graduação, núcleos, grupos de estudos, escolas do campo e da cidade e pesquisas em agroecologia, além de uma infinidade de arranjos institucionais e parcerias vêm demonstrando que é possível fazermos um processo educativo diferenciado com base nos territórios, na diversidade, na complexidade e com perspectiva de agroecologizar a educação e a sociedade em geral.
Acesse aqui a Chamada para Submissão de Trabalhos no link