ABA-Agroecologia abre processo seletivo para contratação de de pessoa jurídica para prestação de serviços referentes à função de Secretária Executiva Operativa do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). Currículos e cartas de interesse devem ser encaminhados até dia 7 de fevereiro.
- Sobre o CBA: Desde 2003 o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vem sendo realizado com participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e organizações da sociedade civil, movimentos sociais, redes e coletivos atuantes em múltiplas temáticas. Este ano, o CBA completa 20 anos de existência. Inicialmente pensado como espaço de valorização da Agroecologia como ciência, o CBA vem se constituindo como um potente espaço dialógico para as trocas de saberes, conhecimentos e práticas, construído por todos, todas e todes que constroem a agroecologia no Brasil e no mundo. O CBA é também o principal evento acadêmico e científico de agroecologia da América Latina em número de inscrições de partícipes, mas também em número em submissões de trabalhos e experiências que são apresentados em diferentes modalidades. Em essência, o CBA é catalisador de processos participativos e de amplo diálogo entre sociedade civil organizada, academia e poder público, em torno deste tema altamente estratégico.
Em Sergipe em 2019, em sua última edição, a culminância do CBA ocorreu com a presença marcante e diversa de 4.056 pessoas oficialmente inscritas e outras centenas que visitaram diariamente os espaços do congresso erguidos por toda a Universidade Federal de Sergipe (UFS) contando com mais de 2. 841 trabalhos submetidos tiveram sua apresentação em linguagem escrita e/ou audiovisual: http://www.cbagroecologia.org.br/
- Contexto do 12º CBA: A décima segunda edição do CBA acontecerá no Sudeste com a coordenação da ABA-Agroecologia e uma imensa rede de parcerias. O CBA será realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 20 a 23 novembro de 2023, movimentando um imenso processo preparatório descentralizado que já começou.
Com expectativa de 5 a 6 mil pessoas inscritas, esta edição do CBA de 2023 ocupará o centro da segunda cidade mais populosa do Brasil, o Rio de Janeiro. A luta pela materialidade de uma ciência transformadora, que possa pautar na agenda pública e social o enfrentamento à fome sob a perspectiva questionadora do sistema alimentar hegemônico, as lutas pelo direito à cidade trazendo as dimensões do direito à moradia, mas também o de produzir e comer alimentos saudáveis tal como vem potencializando a agricultura urbana e periurbana, bem como avançar nas lutas anti racistas e anti machistas, a defesa dos territórios dos povos e comunidades tradicionais, e as articulações estruturais com o acesso à comunicação e à cultura.
O CBA garante a uma parcela significativa de participantes (equipe de produção, pesquisadores e pesquisadores, estudantes (de graduação e pós-graduação) organizados e representantes dos movimentos sociais e comunidades tradicionais que desenvolvem a agroecologia nos seus territórios. Para tanto, a hospedagem, a alimentação exigirá da equipe organizadora local a tecitura de de uma rede complexa, porém inovadora de parcerias para a estadia e a oferta das refeições. Ainda que a programação do XII CBA ainda esteja em construção já dispomos das seguintes definições:
- 17, 18 e 19 de novembro: encontros preparatórios temáticos
- 20 de novembro: abertura e credenciamento
- 21 a 23 de novembro: apresentação simultânea de trabalhos, plenárias, reuniões, seminários, shows, alimentação e demais atividades simultâneas, sendo o encerramento previsto para a tarde do dia 23.
- 24, 25 e 26 de novembro: Vivências territoriais em experiências de Turismo de Base Comunitária
Atividades simultâneas já confirmadas:
- Feiras de Sabores e Saberes: agroecologia e economia solidária;
- Praça de Alimentação;
- Tenda da Saúde, Curas e Cuidados;
- Ciranda Infantil;
- Acampamento Agroecológico e permacultural das Juventudes;
- Festival Internacional de Cinema Agroecológico: exibições descentralizadas rede de cinemas e cineclubes da cidade;
- Cozinhas das Tradições;
- Terreiro de Inovações Camponesas;
- Tenda dos Núcleos de Estudos em Agroecologia/NEAs
- Coleta e Gestão de resíduos, Água, Energia e outras tecnologias
Link para a carta proposta do Sudeste:
3) Sobre a ABA: A principal responsável pelo CBA é a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), formalizada desde 2004. A associação conta com uma estrutura organizativa de 12 (doze) Grupos de Trabalho (GT). Estatutariamente a ABA-Agroecologia é gerida por uma diretoria colegiada composta por 12 membros e membras e um Conselho Fiscal (com titulares e suplentes). A ABA-Agroecologia reúne pesquisadores e pesquisadoras de todo o território nacional. Enquanto processo metodológico e com o objetivo de fortalecer redes de pesquisas que pautam o tema da agroecologia, seja no âmbito da construção do conhecimento, no desenvolvimento de tecnologias ou de inovações.
4) Objetivos da Contratação: O presente Termo de Referência tem por objetivo a contratação de 01 coordenadora ou coordenador para atuar na Secretaria Executiva do XII CBA de forma alinhada com a administração com as redes sociais da aba-agroecologia (sites, instagram, facebook). Contempla o objeto de acompanhamento executivo da coordenação geral do Congresso, assessoria para as comissões temáticas e acompanhamento dos serviços terceirizados de produção, montagem de estruturas, palco e camarim, sonorização e iluminação para shows artísticos, reformas e manutenção do espaço, mão de obra qualificada e outros serviços necessários para execução do Congresso e de seus processos preparatórios.
5) Forma de contratação, duração do serviço e carga horária: A contratação se dará por meio de pessoa jurídica (MEI ou ME / PJ) e terá duração de 12 meses: de 15 de fevereiro de 2023 a 15 de fevereiro de 2024. A carga horária prevista é de 40 horas semanais. Haverá o período de adaptação e experiência de 3 meses podendo, em maio, confirmar a contratação pelos meses subsequentes. O pagamento será realizado mensalmente, mediante a entrega de produtos de acordo com o plano de trabalho.
6) Perfil básico:
- Experiência comprovada com produção de eventos na cidade do Rio de Janeiro;
- Experiência com gestão, planejamento institucional de organizações, projetos e eventos;
- Habilidade de trabalhar coletivamente, coordenando diferentes equipes, gerenciar prioridades e organizar a metodologia e rotina de trabalho da equipe;
- Disponibilidade para viagens de articulação e construção de parcerias;
- Habilidade de fazer relatorias, síntese e sistematização de reuniões e eventos;
- Domínio básico de ferramentas de Microsoft Office, Ferramentas Google e correlatos.
7) Requisitos desejáveis para a vaga:
- Participação em redes e/ou coletivos de agroecologia
- Experiência com captação de recursos;
- Experiência no uso de metodologias da educação popular;
- Experiência com as temáticas dos campos da saúde coletiva, segurança alimentar e nutricional;
- Domínio básico de ferramentas como Google JamBoard, Miro, Canvas, Mentimeter, plataformas de gerenciamento de equipe (como Trello, Slack, Monday) entre outras;
8) Competências e atribuições:
- Serão atribuições da Secretaria Executiva Operacional:
- Organizar e facilitar as reuniões de todas as comissões e da coordenação geral, incluindo agenda, convites, deliberações, logística e relatoria;
- Destaque as reuniões semanais com a coordenação (para alinhamento de estratégias de articulação e mobilização);
- Ser responsável pela gestão da comunicação com e entre as comissões;
- Gestão dos e-mails, recebimentos, organização e respostas das mensagens;
- Promover a ativação e o engajamento das comissões;
- Representar a comissão local do XII CBA em reuniões e fóruns;
- Fazer contatos e a articulação inicial com outros coletivos e potenciais parceiros estratégicos, sob supervisão e orientação da coordenação;
- Facilitar e auxiliar a execução da estratégia de captação de recursos, em conformidade com as diretrizes definidas pela ABA;
- Facilitar e gerenciar a aplicação dos recursos disponíveis;
9) Inscrições: As interessadas e os interessados deverão enviar:
- um currículo (indicando diálogo com os critérios e com o perfil desejado) em até 03 páginas e
- uma carta de interesse (descrevendo as intenções, propostas e sintonia com o trabalho proposto) de até 01 página para o seguinte endereço:
cbasudeste@gmail.com até dia 07 de fevereiro.
Documentos recebidos após esta data não serão considerados.
10) Processo seletivo: O processo seletivo contará com duas etapas:
1- Avaliação do currículo e da carta de interesse de forma a identificar as habilidades da candidato ou do candidato em processos de coordenação e gestão coletiva de processos (Eliminatório e classificatório);
2- Entrevista com os candidatos selecionados na etapa anterior (Eliminatório e Classificatório).
11) Avaliação e outros critérios:
A avaliação será realizada em duas etapas, correspondendo a análise de currículos onde os componentes listados no item 6 terão peso três (3) e os itens listados no item 7 terão peso um (1). Na sequência, haverá entrevistas com as e os candidatos aprovados na primeira fase. Além dos elementos descritos nos itens acima, serão priorizadas neste processo seletivo:
- mulheres;
- pessoas negras e/ou indígenas;
- pessoas residentes na cidade do Rio de Janeiro;
12) Valor: o pagamento ocorrerá mensalmente conforme descrito acima e o valor correspondente será de RS 6.000,00 (seis mil reais). Havendo completações de recursos para deslocamento, alimentação e hospedagem em atividades externas ao RJ.
13) Cronograma:
26 de janeiro a 07 de fevereiro: divulgação do edital e recebimento de currículos
07 a 13 de fevereiro : análise dos currículos e divulgação dos resultados parciais
13 a 17 de fevereiro: entrevistas e divulgação do resultado final
23 e 24 de fevereiro: primeira reunião de trabalho
Baixe aqui o TR completo: