Um Guia Prático das Cozinhas Agroecológicas: novo material ABA-Agroecologia

ABA-Agroecologia celebra um ano da realização do seu último congresso e pública material dedicado à partilhar a experiência de organização das cozinhas agroecológicas em eventos 

Um monte de gente pra alimentar, o que botar na panela? É pra fazer bem pra gente e pro mundo? Como aproximar discurso e prática na operação de refeições nos eventos?

Conheça o guia “Uma cozinha protagonizada pelas cozinheiras agroecológicas”, que percorre caminhos para garantir comida de verdade, com sabor, segurança e economia. Nosso guia vai das compras às sobras, passando por licenças e preparo, sem esquecer a qualidade: quanto mais agroecológico, mais saudável e justo e, portanto, melhor! 

Ponto-a-ponto, os autores visibilizam o trabalho para montagem de uma cozinha agroecológica, gerando conversas inspiradoras e novas perspectivas sobre o cozinhar em pequenas e grandes escalas.

Este material foi feito com lugar de fala nessa grande mesa! A publicação foi baseada na experiência de servir 23 mil refeições agroecológicas, preparadas por 40 pessoas, no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado em 2023, no Rio de Janeiro. A publicação do guia tem a intenção de inspirar outros grupos e faz parte da comemoração dos 20 anos da ABA-Agroecologia, construindo conhecimento agroecológico!

Esse material foi lançado na sexta-feira (06/12) no evento “Memórias da Agroecologia: 20 anos de ABA-Agroecologia” que foi realizado no Armazém do Campo do DF e está DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD AQUI.

Gostaríamos de agradecer também a parceria frutífera com a Fundação Oswaldo Cruz, que se deu a partir da Agenda de Saúde Agroecologia, vinculada à vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). Em especial, gostaríamos de agradecer a Danúbia Gardênia, a Camila Castro e André Burigo por todo o acompanhamento e diálogo necessário que estruturou a boa execução financeira Projeto Desaguar no ano de 2024. Assim como também saudamos, na figura da Amanda Torres (Projeto Desaguar) e da Lívia Silva (ABA-Agroecologia), a disposição e presteza de articular financeiramente nossas necessidades de ajustes para execução projeto.

Geralmente quando imaginamos parcerias institucionais não imaginamos a força e a necessidade de ter pessoas comprometidas por trás desse papel institucional de articulação e gestão financeira para que a execução na ponta possa ocorrer sem maiores ruídos ou desgastes. Em um ano de eleições, de desafios de gestão financeira de trânsito de emendas parlamentares que financiaram esse projeto se não houvesse a dedicação dessas pessoas, não haveria como operarmos em tempo hábil as nossas ousadas metas e a publicação e realização dos nossos produtos encabeçados pelo Projeto Desaguar. Sendo assim, gostaríamos de saudar com reverência, essa  cooperação técnica que desde o início do processo do 12o CBA permitiu que a ABA-Agroecologia alçasse altos e bons voos.

É a partir dessa energia institucional, comprometida e militante, que carecemos e potencializamos a agroecologia, para que se fortaleça enquanto movimento, ciência e prática, e esperamos que 2025 seja ainda mais construtor de uma agenda de devolutivas que conectem saúde pública, o sistema único de saúde, as políticas públicas que devolvem cidadania ao Brasil e os aprendizados que tivemos nesse processo de sistematização e memórias do Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Ficha Técnica 

Uma cozinha protagonizada pelas cozinheiras agroecológicas: Amanda Torres @amandavicent_ , Bernardo Vaz @bernardo__av , Marília Nepomuceno @semarilia , Natália Almeida @nati.almsouza , Natália Castro @___taia , Patrícia Brito @patriciabritocozinha305, Daniele Theodoro e Thais Souza @souzathaix (org.)

Projeto Gráfico e diagramação: @cozinhadastradicoes.esdi
Parceria Institucional: @oficialfiocruz e esdi-uerj

Veja também