4º ENNeas consolida saberes e fortalece articulação para encontro em 2026

Mesa do Encontro Nacional de Núcleos de Estudos em Agroecologia, em 14 e 15 de outubro de 2025. Foto: Hyarlla Souza

O 4º Encontro Nacional dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (4º ENNeas) consolidou sua missão de fortalecer a Agroecologia como ciência, movimento e prática. O evento, realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2025 no Espaço Plural da UNIVASF, em Juazeiro (BA), proporcionou dois dias intensos de troca de saberes e construção de estratégias coletivas.

O evento, realizado nas vésperas do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), com apoio da Fundação Heinrich Böll, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e do Núcleo Jurema, promoveu um balanço das experiências e um planejamento estratégico da rede de NEAs na busca de quatro objetivos principais:

  1. Integrar e Articular: Reunir os Núcleos de Agroecologia (NEAs) de todas as regiões para fortalecer os laços e consolidar a rede agroecológica como um espaço vivo de resistência e transformação;
  2. Resgatar a Memória: Utilizar a vivência “Rio do Tempo” para resgatar os marcos históricos da Agroecologia no Brasil e garantir que a trajetória do movimento não se perca;
  3. Construir Estratégias: Realizar debates sobre estratégias regionais e produzir encaminhamentos coletivos para guiar a atuação dos núcleos nos próximos anos;
  4. Reforçar a Incidência: Sublinhar a Agroecologia como uma pauta de interesse nacional e reforçar sua articulação com o poder público.

Conquistas e resultados da articulação

Plenária do Encontro Nacional de Núcleos de Estudos em Agroecologia, em 14 e 15 de outubro de 2025. Foto: Hyarlla Souza

A edição de 2025 se destacou por importantes conquistas e pela ampla representatividade alcançada. Houve um recorde de participação e representatividade, já que o encontro reuniu 105 participantes de 46 Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs), cobrindo, assim, todas as regiões do Brasil. Este número expressivo demonstra a vitalidade e capilaridade do movimento.

Outro ponto importante foi a visibilidade institucional com a  presença de representantes de três ministérios do Governo Federal no evento, uma conquista que sinaliza o reconhecimento e o compromisso crescente da esfera governamental com a Agroecologia enquanto política pública relevante.

O intercâmbio de experiências e a Roda de Conversa, realizados com o objetivo de “não perder a história e acumular aprendizagens” resultaram, ainda, na sistematização das vivências e na consolidação de um conhecimento estratégico coletivo para os próximos passos da rede.

Por fim, a grande energia mobilizada no encontro culminou em uma noite de festa e celebração, que fortaleceu a unidade entre os núcleos e assegurou que a rede de NEAs se mantenha como uma peça fundamental na luta por sistemas alimentares mais justos e sustentáveis.

A força do 4º ENNeas já projeta o próximo ciclo. A comunidade agroecológica se despede com a promessa de se reencontrar no 5º ENNeas, em 2026! Que a força do nosso movimento siga espalhando vida e aprendizados.

Saiba mais:

Por Danilo Duarte e Emely Melo

Veja também