Confira a Carta Convocatória e Mobilizadora do 13º CBA

ABA-Agroecologia começa o ano de 2025 propondo um grande processo de mobilização em torno da agroecologia, da convivência com os territórios e da justiça climática

É nas margens do Opará – Rio São Francisco – no Semiárido Brasileiro no chão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Território Sertão do São Francisco Baiano – Juazeiro – BA e divisa com Petrolina – PE, que já correm as águas do Rio do Tempo do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA 2025. 

Caravanas dos diferentes territórios brasileiros se encontrarão entre 15 a 18 de outubro de 2025 na UNIVASF em Juazeiro – BA em uma culminância de inúmeras ações, iniciativas e mobilizações descentralizadas construídas ao longo do ano, tendo como centralidade a temática “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”

Entendendo o CBA como um processo de construção coletiva e de socialização de saberes/conhecimentos e práticas, esta edição traz para a centralidade o debate dos aprendizados em torno das contribuições da Agroecologia para as adaptações, enfrentamento à emergência e promoção da justiça climática nos territórios brasileiros. 

Foram essas dinâmicas que favoreceram que  docentes e discentes da UNIVASF, em articulação com este coletivo de organizações, instituições e movimentos sociais  se mobilizassem, inicialmente para a proposição de sediar o CBA do Semiárido Brasileiro. Tal coletivo inicial vem sendo ampliado com um conjunto de diversas instituições públicas, da sociedade civil e movimentos sociais para a construção do CBA ao longo de 2025.

Frente à luta pela reconstrução e proposição de políticas públicas de apoio à Agroecologia e à Agricultura Familiar como forma de promover o acesso a alimentos de verdade para o povo frente aos desmontes de políticas públicas de apoio à Agroecologia no seu desenvolvimento e interfaces com o Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Como bem destaca em um dos lemas da Convivência com o Semiárido:

 “É no Semiárido que a Vida Pulsa, É no semiárido que o Povo Resiste!”

||| As águas do Rio do Tempo do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia já estão correndo nos territórios do Semiárido Brasileiro. Sigamos na caminhada de construção do CBA do Semiárido Brasileiro! Esperamos vocês e todas as caravanas agroecológicas no Sertão do São Francisco ||

Leia carta completa aqui:  Carta Convocatória e Mobilizadora do 13º CBA

Comissão Local do 13º CBA e Diretoria da ABA-Agroecologia

Veja também