Veja como foram as orientações e preparativos para o 4º ENNEAS em Juazeiro (BA)

O Encontro Nacional de Núcleos de Agroecologia é um evento organizado de forma coletiva, em que todas as pessoas contribuem na programação

Em 13 e 14 de outubro de 2025, a cidade de Juazeiro (BA) recebeu o 4º Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia (ENNEAs), um grande reencontro da rede de estudantes, educadores, agricultoras/es, pesquisadoras/es e militantes que constroem a agroecologia no Brasil.

O encontro é uma realização da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), com apoio da Fundação Heinrich Böll, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e do Núcleo Jurema. Foi um momento de celebração, troca de saberes e articulação, reafirmando o papel dos NEAs como espaços de educação, pesquisa e extensão.

Durante dois dias, o evento reuniu, no Espaço Plural da UNIVASF, experiências de todas as regiões do país, promovendo o intercâmbio entre os Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) e a construção de caminhos comuns para o futuro da agroecologia. O 4º ENNeas ocorreu em um contexto de retomada das políticas públicas e reorganização da rede nacional, fortalecendo a articulação entre os NEAs.

A construção coletiva do ENNEAS

O 4º ENNEAS foi construído pelas pessoas que participaram, vindas de Núcleos de Agroecologia de diversas partes do Brasil – e isso também inclui a programação cultural, que valorizou as raízes do território do Semiárido

Antes do evento, a equipe de organização do 4º ENNeas divulgou orientações importantes para que cada núcleo preparasse seus materiais e expressasse a identidade de seu território nos espaços do encontro.

  • Mesa da Partilha: cada núcleo foi convidado a levar alimentos regionais, doces, bolos, frutas, pães, tapiocas, castanhas, sucos, geleias e outros quitutes típicos para compor uma grande mesa coletiva;
  • Rio do Tempo dos NEAs: os núcleos levaram elementos que representaram suas trajetórias, como bandeiras, sementes, banners, livros, mudas, instrumentos, fotos e lembranças. Esses materiais integraram parte do Rio do Tempo e, posteriormente, a Casa dos NEAs, que seguiu para o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).
  • Intercâmbio entre NEAs: também houve partilha de folhetos, cartilhas, artigos, materiais educativos, registros de projetos e publicações que expressaram o trabalho dos NEAs nos territórios.
  • Sarau dos NEAs: as pessoas participantes preparam músicas, poemas, textos, danças, instrumentos musicais, cordéis e outras expressões artísticas.
  • Casa dos NEAs: vinculada ao Rio do Tempo, reuniu símbolos e memórias que representaram a trajetória e a diversidade dos núcleos.

 O convite para preparar esses materiais mobilizou os núcleos de todo o Brasil, inspirando a criatividade, a partilha e o cuidado que marcam a trajetória da rede de NEAs.

Clique aqui e confira o post oficial da pré-inscrição do 4º ENNEAs.

Por Emely Melo e Isadora Gasparini

Veja também