
A Revista Brasileira de Agroecologia (RBA) publicou neste 1º de novembro sua edição especial “Agroecologia e suas dimensões na abordagem das mudanças climáticas”.
A publicação ocorre exatamente duas semanas após o fim do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado de 15 a 18 de outubro em Juazeiro da Bahia, com o lema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, e a 10 dias do início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém do Pará.
A edição especial reúne reflexões, pesquisas e experiências que evidenciam o papel da agroecologia frente à crise global do clima. O objetivo da publicação é promover a consciência sobre a importância de ações efetivas que garantam direitos, soberania alimentar e nutricional, e que fortaleçam a produção de alternativas sustentáveis e justas, valorizando os saberes de nações indígenas, de comunidades tradicionais, da agricultura familiar e de movimentos sociais.
Desejamos boa leitura a todas, todos e todes!
Sobre a Revista Brasileira de Agroecologia (RBA)
A RBA é publicada desde 2006 pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), com acesso aberto, sem custos para pessoas leitoras e autoras. Sua Comissão Editorial é composta por profissionais de universidades do Brasil e da América Latina, e publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês.
O objetivo da Revista Brasileira de Agroecologia é promover uma ciência aberta e cidadã, com o compromisso de atender à diversidade, à equidade e à inclusão, buscando servir como canal de comunicação para a Agroecologia e áreas afins, no Brasil e na América Latina.
Leia outras edições da RBA aqui.
Sobre a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia)
A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) reúne pessoas físicas das mais diversas áreas do conhecimento e de atuação, que desde 2004 realizam juntas o objetivo de apoiar ações dedicadas ao fortalecimento das práticas agroecológicas.
Dentre as principais ações realizadas pela ABA-Agroecologia, estão a promoção de eventos; a produção de publicações científicas e técnicas; a criação e manutenção de Grupos de Trabalho que atuam em diferentes áreas. Saiba mais sobre a Associação Brasileira de Agroecologia aqui.

