AS-PTA, ABA-Agroecologia, ANA e ASA realizam campanha “Agricultura Familiar na COP 30”

Leia a carta do Enviado Especial e o Manifesto da Campanha em defesa da agricultura familiar, que marcam chegada inédita do tema na COP

O Coordenador Executivo da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, (AS-PTA), Paulo Petersen, é Enviado Especial da Campanha Agricultura Familiar na COP 30, realizada em parceria entre AS-PTA, ABA-Agroecologia, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Foto: Túlio Martins/AS-PTA.

Pela primeira vez em 30 anos, o tema da agricultura familiar chega até a Conferência das Partes (COP), órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que reúne anualmente os países signatários para discutir e negociar ações contra o aquecimento global.

A afirmação da agricultura familiar no contexto da COP 30 implica ressaltar a estreita relação entre a sua forma de organização do trabalho e a dinamização de economias locais com base na valorização e na conservação dos bens da natureza. É nessa combinação entre produção econômica e reprodução ecológica, própria da agricultura familiar e do enfoque agroecológico, que são geradas as soluções locais que precisamos ver reconhecidas e apoiadas para a superação das crises globais.

Com o objetivo de valorizar essa oportunidade atribuída pela presidência da COP 30, refletimos na Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, (AS-PTA) a importância de lançar uma Campanha em defesa da agricultura familiar para repercutir nossas proposições para diferentes audiências, ao mesmo tempo que demarca nossas contradições com as falsas soluções do capitalismo agrário.

A Campanha foi concebida para funcionar como um veículo de afirmação de posicionamentos que foram sendo consolidados durante anos em nossas articulações em rede, particularmente a partir da ação agregadora da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Ela se somará e procurará interagir com as iniciativas de incidência e comunicação que serão colocadas em prática pelas organizações do campo agroecológico, individualmente ou no espaço coletivo da Cúpula dos Povos, seja na fase preparatória, seja durante a realização da COP.

Leia a carta do enviado especial da Agricultura Familiar

A carta está disponível em três versões: português, inglês e espanhol. Clique nos links abaixo e faça o download:

Português – Enviado especial para agricultura familiar pela presidência da COP 30

Espanhol – Enviado especial para la agricultura familiar de la presidencia de la COP 30

Inglês – Special envoy for family farming from the COP 30 presidency

Acesse a agenda com as principais atividades da campanha

Leia o manifesto da campanha pela agricultura familiar na COP 30

Manifesto em Defesa da Agricultura Familiar - AS-PTA, ASA, ABA e ANA (1)

Siga o enviado especial no Instagram

@paulopetersencop30

Compartilhe o perfil com as amizades, a família, o pessoal do trabalho, toda e qualquer pessoa que defenda a Agricultura Familiar e a Agroecologia.

Veja também