ABA participa de simpósios no Amazonas

aba tabatingaA ABA esteve presente no II Simpósio Nacional de Agroecologia e I Simpósio Internacional de Agroecologia, realizados na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em Tabatinga (AM), entre os dias 25 e 28 de maio. “Agroecologia na Amazônia: práticas e saberes no contexto das transformações territoriais” foi o tema das atividades. O objetivo do evento foi promover o debate acerca da temática agroecologia, tendo como ponto de partida o contexto amazônico, com ênfase nas particularidades da Tríplice Fronteira Brasil-Colômbia-Peru.

O evento promoveu reflexões sobre as práticas e saberes agroecológicos dos povos tradicionais amazônicos. Mostrou como eles têm resistido às transformações territoriais ocorridas no campo nas últimas décadas mediante a expansão do grande capital e das ações do Estado, cujos efeitos vêm comprometendo a sociobiodiversidade regional.

A professora Tatiana Sá, representando a ABA,   proferiu a palestra de abertura do evento e falou noutra ocasião sobre a nossa organização e o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será realizado no final de setembro em Belém, no Pará. A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) também foi apresentada pela acadêmica.

“A participação da ABA em eventos desta natureza é muito oportuna pois permite sentir a diversidade de realidades, suas implicações nos processos de transição agroecológica vigentes e desejáveis e, em particular, pelo contato que permite com grupos de agroecologia constituídos bravamente por jovens docentes e discentes, em territórios distantes dos principais centros que tradicionalmente atuam em agroecologia, e revelando perspectivas temáticas diferentes, como é o caso do evento de Tabatinga, organizado pelo líder de um grupo jovem  atuante em geografia agrária, na Universidade Estadual do Amazonas-UEA, campus de Tabatinga, na tríplice fronteira amazônica (Brasil- Colômbia- Peru)”, disse Tatiana.

Foto: Otto Farias/EBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *