Abertas as inscrições para o Festival Internacional de Cinema Agroecológico. Festival será realizado em Sergipe e compõe a programação do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia.
“O cinema é um modo divino de contar a vida.”
(Federico Fellini)
Em tempos de imensos desafios na construção diária do fazer agroecológico, o audiovisual tem cumprido um papel essencial, seja enquanto ferramenta pedagógica na luta pela defesa dos territórios, ou como potencializador de diálogos e trocas de saberes para a construção de relações justas e igualitárias entre o ser humano e o meio ambiente.
Em diversos países, principalmente pela América Latina, tem sido potente o crescimento de realizações audiovisuais que trazem a público as narrativas invisibilizadas das famílias camponesas e dos povos indígenas e quilombolas, que denunciam as mazelas causadas pelo uso indiscriminado de agrotóxicos ou que expõem as batalhas travadas contra a desigualdade socioeconômica e a concentração fundiária, a questão de gênero, dos direitos humanos, entre outros temas caros à luta pela agroecologia.
Por isso, com o objetivo de potencializar a difusão da produção audiovisual e promover o intercâmbio entre cineastas, atores, produtores agroecológicos, pesquisadores e comunidades tradicionais, a ABA-Agroecologia e a Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA) divulgam a abertura das inscrições para o Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO).
Até o dia 15 de agosto, poderão ser inscritos no FICAECO os filmes realizados a partir de 1º de janeiro de 2016, nas modalidades curta, média e longa-metragem, a partir dos gêneros: ficção, animação, documental ou experimental, com temática agroecológica. As inscrições são gratuitas.
XI CBA
Promovido pela ABA-Agroecologia e pela Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA), o XI CBA tem como lema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”. Terá sua culminância entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019 na UFS, com um caráter plural, popular e acessível a todas e todos. A partir de uma metodologia inovadora, traz para o centro de reflexão e diálogo a troca de experiências e intercâmbios. A construção do conhecimento agroecológico sob a lente do diálogo de saberes acadêmico e popular.
REGULAMENTO
I – DA DATA E LOCAL
Art. 1º – O FICAECO – Festival Internacional de Cinema Agroecológico se realizará na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão – estado de Sergipe, Brasil, no período de 05 a 07 de novembro de 2019.
II – DA ORGANIZAÇÃO
Art. 2º – O FICAECO 2019 será organizado e realizado pelo Congresso Brasileiro de Agroecologia e instituições parceiras.
III – DA FINALIDADE
Art. 3º – O FICAECO tem como finalidade divulgar, exibir e homenagear obras audiovisuais de curta-metragem (aquelas com até 29 minutos e 59 segundos de duração), média-metragem (com duração entre 30 minutos e 69 minutos e 59 segundos) e longa-metragem (aquelas a partir de 70 minutos de duração), nos gêneros ficção, animação, documental ou experimental, com temática agroecológica, produzidas em qualquer parte da América latina de língua espanhola e portuguesa, além de promover ações de difusão, o debate e o intercâmbio entre cineastas, produtores agroecológicos, pesquisadores e comunidades.
IV – DA INSCRIÇÃO
Art. 4º – Estão aptos a se inscreverem para o FICAECO 2019 filmes com temática agroecológica produzidos nos países da América Latina de língua espanhola e portuguesa e lançados a partir de 1º de janeiro de 2016.
Art. 5º – As inscrições estarão abertas entre as 08:00 horas do dia 10/07/2019 e as 18:00 horas do dia 15/08/2019, conforme horário oficial de Brasília-DF, por meio do preenchimento de ficha de inscrição eletrônica no site http://www.cbagroecologia.org.br/
Art. 6º – No ato da inscrição online, o produtor ou realizador deverá anexar um link privado, com a respectiva senha do filme (se houver) habilitado para download exclusivamente em formato mp4 ou quicktime.
Art. 7º – A organização do FICAECO 2019 não se responsabiliza por links corrompidos, danificados ou inacessíveis enviados ao festival.
V – DA SELEÇÃO
Art. 8º – Uma curadoria convidada pela organização do festival selecionará, dentre as obras inscritas, aquelas que participarão da Mostra Oficial, tendo total autonomia para desclassificar as obras que não se enquadrarem nos critérios do FICAECO 2019 ou não atenderem às exigências do presente regulamento.
Art. 9º – A lista das obras selecionadas para Mostra Oficial será publicada no site do Congresso Brasileiro de Agroecologia 2019 (http://www.cbagroecologia.org.br/) até 20 de setembro de 2019, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do FICAECO e devidamente informado em nosso site.
VI – DAS OBRAS SELECIONADAS
Art. 10º –As cópias para exibição dos filmes selecionados deverão impreterivelmente chegar ao escritório do FICAECO até o dia 10 outubro de 2019, às 18 horas, através do seguinte endereço:
Link para download enviado para: festivalcineagroecologico@gmail.com
Parágrafo Primeiro – Filmes selecionados cujas cópias não chegarem até o escritório do Festival no prazo previsto no edital poderão ser desclassificados, a critério da organização e produção do Festival.
Parágrafo Segundo – As obras selecionadas serão exibidas na Mostra do FICAECO 2019 no formato MOV H264 ou Bluray.
VII – DA PREMIAÇÃO
Art. 12 – O Júri Oficial do FICAECO, indicado pela organização do Congresso Brasileiro de Agroecologia, será constituído por membros de destacada atuação audiovisual ou agroecológica e coordenado por um presidente, responsável pelas atas de reuniões, sendo suas decisões soberanas e irrecorríveis.
Art. 13 – O Júri Oficial concederá os seguintes troféus:
I. Troféu Festival Internacional de Cinema Agroecológico para todas as obras selecionadas para a mostra principal.
II. Certificado Festival Internacional de Cinema Agroecológico para todas as obras selecionadas para a mostra principal.
III. Troféu Ana Primavesi as pessoas que serão homenageadas pelos trabalhos prestados no cinema e também na agroecologia.
IV. Todas as obras de língua ou Legendadas em espanhol da mostra principal devidamente aprovadas pelos seus realizadores serão exibidas a partir de um convênio na TV Cubana em Cuba em 2020.
Art. 14 – Serão admitidos outros prêmios oferecidos por instituições nacionais ou internacionais, desde que previamente aprovados pela organização do Festival.
VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
Art. 15 – A organização do Festival reserva-se o direito de exibição, sem ônus, em cinema, televisão e internet, de extrato de até 3 (três) minutos das obras selecionadas para efeito de divulgação do Festival.
Art. 16 – As obras selecionadas serão exibidas em um ambiente com as seguintes especificações técnicas:
I – Sala 01: Sala com sistema de projeção em MOV H264 e Bluray com projetor de no mínimo 20.000 ansilumens e som Dolby Digital 5.1.
Parágrafo Primeiro – A montagem da grade de exibição dos filmes para os ambientes de projeção será de responsabilidade da organização do festival, considerando a classificação indicativa e os temas abordados.
Art. 17 – O envio da inscrição pelo produtor ou realizador da obra audiovisual implica na aceitação plena deste regulamento.
Parágrafo Único – O presente regulamento está redigido em português e espanhol, prevalecendo, em caso de dúvida, a interpretação em português.
Art. 18 – Os casos omissos neste regulamento serão dirimidos pela organização do FICAECO 2019 em reunião coordenada pela organização do Congresso Brasileiro de Agroecologia sendo suas decisões irrevogáveis.
Informações/Contato: ficaeco@gmail.com
ORGANIZAÇÃO
Organização Geral
Dagmar Talga
Priscilla de Souza Viana
Rodrigo Santana
Diogo de Souza
Tráfego de Filmes/técnica/designer gráfico
Janiel Divino de Souza
João Dornelles
César David Rodríguez
Comunicação
Luiza Damigo
Produção
Glória Piedrahita Sarmiento
Roberta Caiado
Ada Cristina Pontes Aguiar
Érika Teles
Fernando Curado
Rita Simone
Assessoria Científica
Ada Cristina Pontes Aguiar