Associação Brasileira de Agroecologia defende manutenção do CPRA

logo abaApós a manifestação maciça em defesa do CPRA vindas de todo o País e até mesmo do Exterior, o governo do Estado retirou da pauta da sessão da última terça-feira (9) o projeto de lei 508/2014, que pretendia extinguir o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). A votação do projeto, integrava o chamado “pacote de maldades”, foi acompanhada por técnicos do CPRA, que comemoraram a decisão. Clique aqui para saber como foi a votação na Alep.

Em ofício enviado ao Senge-PR, a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), entidade com sede em Viçosa-MG, defende a manutenção do Centro Paranaense de Agroecologia (CPRA), órgão que o governo paranaense pretende extinguir. O documento foi encaminhado pelo vice-presidente Região Sul, da ABA-Agroecologia, doutor em Recursos Genéticos Vegetais e professor da UTFPR , Joel Donazzollo. O ofício é assinado pela presidente da ABA-Agroecologia, engenheira agrônoma, Irene Cardoso.

Em trecho da mensagem Irene destaca que “o CPRA, enquanto autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do estado do Paraná tem promovido e apoiado ações de capacitação, pesquisa, ensino e articulação entre pessoas e organizações, voltadas à produção agropecuária e ao consumo sustentáveis, baseados nos preceitos da agroecologia. É uma instituição que tem cumprido um papel muito importante, como um órgão público, de promoção e desenvolvimento de tecnologia para a agroecologia, especialmente para a agricultura familiar e comunidades tradicionais e os oriundos de regiões com menores índices de desenvolvimento humano.”

Clique aqui para acessar a íntegra do ofício.

A presidente do ABA- Agroecologia é graduada em Agronomia (1984) e tem mestrado em Solos e Nutrição de Plantas (1992) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Ciencias Ambientais – Wageningen University – Holanda (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cências dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, sistemas agroflorestais e meio ambiente. Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia gestão 2013-2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *