Caderno sobre Tapiris de Saberes: Construção Coletiva do Conhecimento Agroecológico

A Agroecologia, enquanto ciência em construção, é também uma prática coletiva de transformação e diálogo entre diferentes saberes. Dentro dessa perspectiva, os Tapiris de Saberes emergiram nos Congressos Brasileiros de Agroecologia (CBAs) como espaços inovadores de troca e aprendizado.

Desde sua introdução no 9º CBA, em 2015, os Tapiris vêm se desenvolvendo como alternativa metodológica para a apresentação de trabalhos, propondo o diálogo entre pesquisadoras/es, agricultoras/es e outros representantes de diferentes segmentos. Ao longo dos anos, o espaço dos Tapiris passou também por transformações significativas, consolidando-se como um modelo de socialização do conhecimento. 

Esta publicação representa o esforço da Coletiva Desaguar (O Projeto “Desaguar” e os 20 anos da ABA-Agroecologia) e busca iniciar um processo de sistematização que aborda a trajetória de 20 anos da ABA-Agroecologia, refletindo sobre os desafios e potencialidades desta abordagem, acumulando reflexões importantes para os Grupos de Trabalho da Associação, e tendo como foco principal o desenvolvimento da metodologia de apresentação de trabalhos em formato de Tapiris de Saberes durante os Congressos Brasileiros de Agroecologias e demais eventos correlatos que a usem. 

Mais do que um espaço nos Congressos, os Tapiris representam uma metodologia em construção, que aponta para as reflexões feitas dentro da própria associação acerca do desenvolvimento da agroecologia enquanto ciência e prática, e que ressignifica especialmente todo o processo de submissão, avaliação e divulgação científica em nossos congressos. O registro dessas experiências visa fortalecer a construção do conhecimento agroecológico de forma integrada e participativa, fomentando novas práticas e diálogos dentro e fora da ABA-Agroecologia. 

Esse é um material interno da ABA-Agroecologia ainda em construção. Caso deseje participar desse processo de elaboração ou consultar sua versão preliminar basta escrever para: Secretaria ABA-Agroecologia <secretaria@aba-agroecologia.org.br>