.: Cadernos de Agroecologia publica anais do III Encontro PRV nas Américas :.

Este número da revista Cadernos de Agroecologia traz os anais III Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico de Pastagens, realizado nos dias 13 a 15 de novembro de 2018, na província de Santa Fé, Argentina. Reúne informações sobre resultados de pesquisas e de experiências na área. Traz palestras e exposições de professores, agricultores, técnicos e estudantes, bem como reúne e compartilha conhecimentos na forma de resumos e relatos de experiência oriundos de pesquisas e experiências de agricultores, técnicos, gestores, pesquisadores, professores e estudantes que atuam na área ou tem interesse no tema do manejo agroecológico de pastagens.

Acesse a publicação na íntegra:

http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/issue/view/5

III Encontro Panamericano sobre Manejo Agroecológico de Pastagens

Estamos apresentando mais um número da revista Cadernos de Agroecologia, da Associação Brasileira de Agroecologia, desta vez com os anais do III Encontro Panamericano sobre Manejo Agroecológico de Pastagens (EPMAP), realizado na Província de Santa Fé, na Argentina e promovido pelo LETA – Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-estar Animal, da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Projeto “El Verdadero Paraiso”. Essa publicação foi organizada para a socialização e o registro de 28 resumos com homenagens, palestras, depoimentos, resultados de pesquisa e relatos de experiências apresentados no evento, advindos de professores(as), pesquisadores(as), técnicos(as) e estudantes da Argentina, Brasil, Venezuela, Panamá, Uruguai, Cuba, mas também, Espanha, França e Itália. Trás também uma Apresentação preparada pela comissão organizadora e científica.

Desde 2011 os anais deste evento vêm sendo publicados nos Cadernos de Agroecologia. Em todos os números há uma demonstração do diálogo possível entre os saberes científicos com os saberes vindos de experiências realizadas em várias regiões, através do “encontro” de homens e mulheres que praticam, estudam, pesquisam, orientam e ensinam sobre o manejo agroecológico de pastagens.

O I Encontro foi realizado em Chapecó/SC (Cadernos de Agroecologia, V. 6 No 1, 2011), e nos seus anais está expresso o reconhecimento do Pastoreio Racional Voisin como uma tecnologia agroecológica a disposição da “construção da resistência à destruição da vida”, dando um significado muito importante para esta prática.

O II Encontro foi realizado em 2014, em Pelotas/RS, e também teve seus anais publicados nesta revista (Cadernos de Agroecologia, V. 9, No 2, 2014) onde, também foi ressaltada a importância do PRV como uma tecnologia voltada para a produção de proteínas à base de pasto, com artigos que trazem muitos elementos sobre o PRV como uma “verdadeira produção sustentável”.

Esta publicação nos ajuda a suprir uma lacuna importante na produção acadêmica sobre o manejo animal orientado pelos pressupostos da Agroecologia. Esse tema precisa ser mais debatido a partir de uma perspectiva que correlacione essa tecnologia de manejo ecológico animal com as outras dimensões da Agroecologia, como a econômica, ambiental, ética e social, tal como faz esse grupo de pesquisadores(as) e técnicos(as). Precisamos ter, cada vez mais, sistemas produtivos e tecnologias que se orientem pela autonomia técnica e econômica dos agricultores, sendo uma alternativa importante aos sistemas produtivos convencionais predatórios voltados para a produção animal e amplamente difundidos no Brasil.

Convidamos a todos(as) a ampliar este debate dentro dos Congressos Brasileiros de Agroecologia, ampliando a inserção deste trabalho em outras regiões brasileiras!

Desejamos a todas e todos uma ótima leitura!

Maria Virginia de Almeida Aguiar

Editora dos Cadernos de Agroecologia

ABA-Agroecologia

Prefácio Cadernos de Agroecologia v.14 n.2 (2019), publicado em:

http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/2599/2247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *