Em Defesa do Cerrado – II Caravana Agroecológica e Cultural do Centro Oeste já tem tema e data definida

Share

Durante encontro regional, Núcleos de Agroecologia, Grupos de Trabalho da ABA-Agroecologia e demais parceiros constroem calendário de preparação para o XI CBA

A Rede Centro Oeste dos Núcleos e Grupos de Agroecologia se reuniu durante a Agro Centro Oeste Familiar (ACOF) de 2019, realizada de 29 de maio a 01 de junho em Goiânia, para apertar o passo na construção da II Caravana Agroecológica e Cultural da Região Centro Oeste.

Foi durante a edição anterior, de 2018, realizada em São Luiz de Montes Belos (GO), que surgiu a proposta de organizar a segunda edição da Caravana. Desde então, ocorreram diversos momentos, presenciais e online, para sua construção. Passado um ano, o reencontro foi uma oportunidade de avançar nos debates e fortalecimento da Rede. Vindos de diversos territórios, contamos com a presença de representantes dos grupos Gemas, CVT Apinajé, ITEGO e ONG ECOMAMOR, de Goiânia. CVT em Agroecologia do IF Urutaí, Grupos Águas do Cerrado, Gwatá, NEPA do curso de Agroecologia do IF e representantes da Escola Família Agrícola da Cidade de Goiás, o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Campesinato Parque das Emas e o IF de Rio Verde. De Brasília estiveram presentes os núcleos da UNB, do IF Planaltina e tivemos também a participação da EMBRAPA Arroz e Feijão e do NEA do IF de Hidrolândia.

A proposta das Caravanas vem ao encontro dos processos de construção de conhecimento inspirados nas trocas de experiências e no exercício de metodologias coletivas que estimulam a visualização de anúncios e denúncias. O tema da II Caravana Agroecológica e Cultural será a Defesa do Cerrado, e vai  orientar a articulação de experiências que irão compor as diferentes rotas da Caravana. O ponto de culminância será na cidade de Goiás no dia 22 de agosto deste ano.

Na agenda do encontro, repasses da construção das rotas e um momento para pensarmos um  calendário comum de ações da região para o segundo semestre de 2019, buscando garantir  a  participação e a preparação prévia e coletiva da Rede Centro Oeste de Agroecologia rumo ao  XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, que ocorrerá de 04 a 07 de novembro deste ano em Sergipe. Durante o XI CBA acontecerá ainda a primeira edição do Festival Internacional de Cinema Agroecológico que conta com o apoio do Gwatá – Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo e de outros parceiros da Rede Centro Oeste.

Até o momento,  estão confirmadas, a caminho do CBA, caravanas saindo de Brasília e Goiânia e o critério para garantia das vagas será a submissão de trabalhos. Além dessas ações, construímos um espaço de trocas, o qual demos o nome de ‘Varal de Ideias”, cujo tema gerador foi “Unindo campo e cidade pela agroecologia”. Além das Feiras e das Caravanas Agroecológicas, que são exemplos exitosos na busca constante pelo fortalecimento da agroecologia, outras ideias criativas surgiram e podem se tornar inspiração para atuação dos grupos em seus territórios, tais como: Café Camponês (espaços temáticos para relacionar com a sociedade através da comida); Hortas Escolares; Pamonhada Me cria (plantio, colheita e pamonhada com variedades crioulas de milhos); Oficinas de plantas medicinais e outras temáticas trazendo pessoas detentoras dos saberes tradicionais. O encontro preparatório da Rede foi encerrado e celebrado com uma bonita troca de sementes crioulas e mudas.

A I Caravana Agroecológica e Cultural da Região Centro Oeste aconteceu em 2016. Confira aqui as fotos e relatos: https://www.facebook.com/AgroecologiaCentroOeste/

Texto: Stéfanny Nóbrega – Rede Centro Oeste de Agroecologia

Edição: Rede de Comunicadoras/es dos NEAs

  0 COMENTÁRIOS
Comunicação popular NEAs Redes de Agroecologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: