Espaço Agroecológico Territórios Livres é inaugurado no IFPE de Vitória de Santo Antão

O município de Vitória de Santo Antão também foi agraciado com a inauguração do “Espaço Agroecológico Territórios Livres”, no IFPE campus Vitória de Santo Antão. O evento aconteceu na manhã do dia 11 de maio e foi prestigiado pela comunidade de agricultoras, estudantes, docentes, entusiastas e trabalhadoras/es da agroecologia.
A inauguração decorreu da parceria entre a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), o Núcleo de Estudos Pesquisas e Extensão em Agroecologia, Campesinato e Sustentabilidade com ênfase em Segurança Alimentar e Nutricional (NEPEACS-SAN), coordenado pelos professores Wellington da Silva e Gizelia Ferreira, e a Fundação Heinrich Böll, estabelecida através do projeto “Construção de territórios livres: mulheres e seus quintais produtivos no combate ao uso de agrotóxicos e referência à Agroecologia”.
O evento foi o pontapé inicial para plantar a semente de Encontros e Feiras quinzenais no campus, reunindo agricultoras para a venda de produtos cultivados com amor e habilidade, livres de agrotóxicos. Além da oportunidade de realização de diversas atividades de integração da comunidade e de troca de saberes, como: rodas de diálogos, cursos, oficinas, atividades culturais (dança, teatro, cordel, música).
No dia da inauguração aconteceu a palestra “Feminismo e Agroecologia” com Marina Tauil, da Associação Brasileira de Agroecologia, que salientou que a agroecologia não se trata apenas do modo de produção agrícola, mas torna-se necessário e urgente reforçar, em todos os espaços possíveis, a discussão de gênero pois “quando se trata da produção e da comercialização de alimentos, sabemos que as mulheres historicamente são as responsáveis pela a alimentação. E as agricultoras que estão participando do evento neste momento estão alinhadas à produção de um alimento limpo e livre. É uma oportunidade para a comunidade passar a ter acesso a esses alimentos e para as agricultoras estarem presentes, não só trazendo os seus produtos, mas também os seus conhecimentos.”
Assim, a comunidade acadêmica do IFPE e as pessoas que frequentarão a feira ganharão uma riqueza em produtos e em conhecimento das mulheres que plantam. E, em um país em que muitas pessoas sofrem direta e indiretamente com os efeitos dos agrotóxicos, comemorar a inauguração de mais um Espaço Agroecológico Territórios Livres é sinônimo de resistência e um motivo de muita alegria.

Texto por Marina Murta
Imagens por Marina Tauil

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.