“Esperançar Juventudes: experiências agroecológicas de jovens do campo, das florestas, das águas e das cidades”

Chamada para a apresentação e publicação de trabalhos inéditos 

Está aberta a chamada para envio de trabalhos de estudantes, profissionais, pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as de diversas áreas, que analisam, problematizam e discutem questões relacionadas ao evento online “Esperançar Juventudes: experiências agroecológicas de jovens do campo, das florestas, das águas e das cidades”, proposto pelo GT Juventudes da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Busca-se reunir ensaios teóricos ou artigos de pesquisas inéditos e inovadores, assim como relatos de experiências construídos a partir das discussões e vivências das juventudes com a agroecologia. Para ambas as modalidades, pauta-se que a temática do/a jovem seja central, refletindo novas formas de pesquisar, produzir e construir conhecimentos sobre a agroecologia, a serem apresentados no evento e publicados nos seus anais, na revista virtual Cadernos de Agroecologia ISSN 2236-7934.

No ano do centenário de Paulo Freire e em um cenário de crises climáticas, sanitárias e políticas, o GT Juventudes da ABA convida a todas, todos e todes para esperançar: se levantar, ir atrás, construir, não desistir! 

O evento “Esperançar Juventudes: experiências agroecológicas de jovens do campo, das florestas, das águas e das cidades” tem por objetivo realizar um ciclo de debates para aprofundar a compreensão sobre as perspectivas vinculadas a linha de pesquisa Agroecologia e Juventudes, conectando esse campo de estudos a outros elementos que são fundamentais para o entendimento da atuação de jovens nos territórios e na construção da agroecologia. Além disso, tem como objetivos específicos visibilizar as experiências agroecológicas protagonizadas pelas juventudes e evidenciar a construção do conhecimento científico sobre e com as/os jovens do campo, das florestas, das águas e da cidade. Ao mesmo tempo, o evento busca compreender, através das perspectivas da interseccionalidade e da diversidade cultural, como as atuais crises impactam sobre a vida das juventudes que atuam e vivenciam nos diversos espaços da agroecologia.

Estruturalmente o evento é composto de quatro eixos temáticos para submissão/apresentação de trabalhos. Além disso, ocorrerão quatro conversatórios sobre esses eixos para ampliar os debates. Em cada conversatório serão convidadas/os três debatedoras/es que irão analisar dois questionamentos previamente construídos pela equipe organizadora do evento. Após esse momento, haverá um debate com a participação das pessoas que enviarem perguntas para potencializar a troca de conhecimentos e olhares sobre cada tema proposto. Os eixos temáticos são:

  1. Juventudes no Ensino-Pesquisa-Extensão: experiências dos NEAs e de projetos de agroecologia;
  2. Políticas Públicas para as Juventudes na Agroecologia: desafios, avanços e possibilidades;
  3. Juventudes, Geração de Renda e Agroecologia: práticas e experiências em economia popular e solidária;
  4. Coletivos de Juventudes, Agroecologia e Interseccionalidade: lutas feministas, antirracistas e LGBTQIAP+;

Com intuito de visibilizar e valorizar esses trabalhos no âmbito da construção de conhecimento sobre Juventudes e Agroecologia, a comissão organizadora do evento lança este edital de chamamento para apresentação e divulgação de trabalhos que tratem dessas temáticas. Os anais do evento serão publicados no primeiro trimestre de 2022.

Local de realização: Todo o evento será online. Os conversatórios serão abertos ao público e divulgados nas redes sociais. Já a apresentação dos trabalhos será restrita para os/as autores/as dos trabalhos aprovados, a equipe organizadora do evento e as/os ouvintes convidados/as pelos/as autores/as. Todas as informações sobre a data, o horário e o link para apresentação serão enviada por e-mail;

Divulgação: Redes sociais da ABA-Agroecologia (Instagram, Facebook e YouTube).

Cronograma
Submissão de trabalhos25 de outubro de 2021 até às 23:59h
Resultado dos trabalhos aprovados08 de novembro de 2021
Conversatórios18 e 19 novembro de 2021
Apresentação dos trabalhos25 e 26 de novembro de 2021

O Comitê editorial da publicação, os/as responsáveis técnicos/as pela submissão dos textos nesta publicação especial são:

  1. Diulie Almansa – UERGS / MPA / GT Juventudes ABA
  2. Gabriel Mattos Ornelas – UFMG / AUÊ! / GT Juventudes ABA
  3. Giuseppe W. G.  Bandeira – Comunicação ABA / GT Juventudes ABA / GT Juventudes ANA
  4. Ghiulia Cabral Martins – UFMG / AUÊ! / GT Juventudes ABA / GT Juventudes ANA
  5. Humberto Vieira Lucas Junior – UFRRJ / FEAB / GT Juventudes da ABA
  6. Letícia H. S. Falcão – FURG / GT Juventudes ABA
  7. Maiz Bortolomiol Dias – UFRGS / FEAB / GT Juventudes ABA
  8. Marcelo Rodrigues Lopes – UFPA / FEAB / GT Juventudes ABA

Esta chamada busca publicar trabalhos que descrevam, relacionam, analisam e/ou proponham perspectivas, interpretações, relatos e abordagens teóricas, etnográficas, práticas ou metodológicas a partir de duas modalidades: ensaios teóricos ou artigos de pesquisas e relatos de experiências.

https://tinyurl.com/ModeloArtigo

https://tinyurl.com/ModeloRelato

BAIXE o edital completo:

Veja também