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Com a energia de um ano de renovação, de retomada dos processos coletivos que constroem a agroecologia em todo o Brasil e as políticas de educação, vem aí mais um grande encontro de partilha de experiências em educação, agroecologia e com a possibilidade de desenharmos mais uma vez o futuro que queremos. Vem ai, direto do chão da Floresta Amazônica, o III SEMINÁRIO NACIONAL DE AGROECOLOGIA: “Construindo caminhos para o fortalecimento dos territórios de Bem Viver”, que vai ser realizado de 4 a 7 de Julho de 2023, IFPA-Castanhal- PA.
O encontro deste ano traz como tema central a pergunta: como as experiências de Educação em Agroecologia estão contribuindo para a construção e/ou fortalecimento de territórios de Bem Viver? E, para poder debater, construir e intercambiar experiências neste sentido, anunciamos aqui a chamada para submissão de trabalhos a serem apresentados no evento e publicados nos Cadernos de Agroecologia.
A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) em parceria com diversas instituições e organizações (instituições de ensino, de pesquisa, movimentos, coletivos e redes) realiza o Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA), evento que constitui um marco para a Educação em Agroecologia a nível nacional, promovendo importante espaço de convergência e fórum de debate sobre a temática.
A ideia é promover o aprendizado mútuo e a identificação e ressignificação dos referenciais que orientam experiências concretas de Educação em Agroecologia. Ao mesmo tempo, espera-se dar visibilidade a diversas iniciativas de formação com enfoque agroecológico, assim como propiciar a aproximação e troca entre as experiências existentes.
Com o tema “Construindo caminhos para o fortalecimento dos territórios de Bem Viver”, o III SNEA nos convida a olharmos para os processos de co-construção de conhecimentos, resultando em iniciativas de resistências que tecem caminhos para promoção da Educação em Agroecologia a partir dos diferentes territórios no Brasil. Na contramão de iniciativas conservadoras, a articulação entre extensão, prática, pesquisa e ensino em agroecologia questiona a formação tecnicista e valoriza a formação voltada para a construção de experiências de cuidado e Bem Viver nos territórios.
Diferentes experiências se somam como pontos de partida e referências para construção da educação formal em agroecologia no Brasil, dentro e fora das escolas e universidades no campo e na cidade. Iniciativas de educação desde a primeira infância à pós-graduação, núcleos, grupos de estudos, escolas do campo e da cidade e pesquisas em agroecologia, além de uma infinidade de arranjos institucionais e parcerias vêm demonstrando que é possível fazermos um processo educativo diferenciado com base nos territórios, na diversidade, na complexidade e com perspectiva de agroecologizar a educação e a sociedade em geral.
Acesse aqui a Chamada para Submissão de Trabalhos no link:
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