Nota sobre o adiamento

ABA Agroecologia

Sobre o cuidado com a construção do III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA) e do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)

Prezadas e prezados Associadas/os da ABA-Agroecologia,

Em reunião virtual da Diretoria Ampliada da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) realizada em abril, fizemos um balanço e uma avaliação sobre a realização e o processo de construção dos eventos acadêmicos que nossa entidade tem promovido nos últimos anos e sobre a agenda de realização dos próximos encontros, tendo em vista a crise sanitária provocada pela incidência do novo Coronavírus e todo o impacto causado no Brasil e no Mundo.

Considerando o atual estágio da Pandemia em nosso país, onde atingimos cerca de 2,5 milhões de pessoas infectadas e mais de 95 mil óbitos, onde milhares de famílias sentem diretamente o impacto da perda de vidas em seus lares e estão profundamente consternadas com este cenário.

Levando em consideração o agravamento das injustiças e desigualdades e a crise econômica que assola milhões de brasileiras/os, afetando especialmente as mulheres, os povos e comunidades tradicionais e os jovens, com desemprego e ausência de políticas efetivas;

Sendo solidárias/os à situação das Universidades, Institutos Federais e outras instituições de ensino e pesquisa que se encontra com aulas paralisadas e, em alguns casos, desenvolvendo atividades de maneira remota com muitas dificuldades de acesso por grande parte das e dos estudantes e professores/as;

Refletimos que, neste momento, não é possível manter agendas de eventos nacionais com caráter de grande mobilização de pessoas até que tenhamos a segurança para preservação das vidas envolvidas nestes processos de articulação, divulgação e construção coletiva do conhecimento agroecológico.

Assim, decidimos por ADIAR o III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA) que seria realizado no 2º semestre de 2020 para o 2º semestre de 2021, mantendo sua previsão de realização no estado da Bahia. Decidimos ainda, ADIAR o XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) para o 2º semestre de 2022 em local a ser escolhido por uma Comissão da Diretoria da ABA a partir de uma Carta Convite Pública a ser divulgada em breve.

Reforçamos a dimensão processual e coletiva que compõe a natureza dos encontros realizados pela ABA-Agroecologia e que fazem deles muito mais do que eventos, mas sim, momentos de culminância de muitos processos de escuta, articulação e planejamento conjunto, seguimos com diversas atividades de nossa Associação de maneira virtual.

Entre as principais ações que estamos realizando conjuntamente estão o Dossiê sobre Agroecologia, Saúde coletiva e Ambiente que está sendo organizado e será publicado na Revista Brasileira de Agroecologia; a Mobilização para cadastramento dos Núcleos de Estudos em Agroecologia, das experiências de Saúde e Agroecologia e das iniciativas de abastecimento solidário de alimentos (Ação Coletiva Comida de Verdade) disponíveis à partir da Plataforma Virtual Agroecologia em Rede (AeR); apoio e participação em duas inciativas latino americanas sendo elas, o GT de Agroecologia Política do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e o Diplomado Internacional em Agroecologia para a Sustentabilidade; entre muitas outras atividades que contam com a participação de representantes da Associação, além das diversas ações realizadas pelos Grupos de Trabalho da ABA-Agroecologia nas suas diversas temáticas (saiba mais).

Por fim, gostaríamos de relembrar que o Congresso da Sociedade Latino-americana de Agroecologia será realizado em novembro de maneira virtual e conta com nosso apoio e participação (para mais informações sobre inscrição e submissão de oficinas acesse o site).

Certos de que caminharemos coletivamente e em segurança, nos solidarizamos muito com todas as famílias que perderam seus entes neste momento doloroso do país e desejamos nossos votos de conforto e cuidado.

Nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e no site da Associação seguimos tecendo nossa rede de fortalecimento da Agroecologia enquanto movimento, ciência e prática!

Para baixar a NOTA em PDF!

Atenciosamente,

Diretoria da ABA-Agroecologia

(Gestão 2020-2021)

Um comentário

  1. Olá amigos da ABA, em 2017 estivemos juntos na co-criação do Congresso Brasileiro Agroecologia -CBA | que aconteceu em Brasília | DF, naquela ocasião eu defendia que a ABA, inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – [ da ONU ] criasse os OTA [ Objetivos da Transição Agroecológica ] Um conjunto de metas | diretrizes | sugestões políticas públicas | para que cada território faça a sua trandição agroecológica – tipo Objetivo 1 .. Educação … | Objetivo 2 Crédito…| E junto com esse objetivos ter o Conselhos Municipais de Transição Agroecologica para que num horizonte de 30 a 50 anos, a base de produção dos alimentos sejam em paraticas saudáveis | natural | consciente | sustentáveis e regenerativas. Bem, para realizar esse sonhos estamoa fomentando um Movimento Viral Virtual | juntar 200 mil ativistas num grupo de Telegram [ formar uma massa crítica para estimular essa transição ] | ter um canal direto com milhare de ativists da transição agroecológica | um movimento de centro vazio, horizontal – sociocrático – baseado nos sistemas vivos | Eu convido os dirigentes da ABA a se juntar nesse movimento. Aqui o link | https://t.me/joinchat/ApsxBQkDQLIE7fw_8U-2dg

Deixar uma resposta