Grupos de Trabalho da ABA-Agroecologia ajudam a promover Plenária e 4º Encontro Nacional dos NEAs

Em 2025, o 4º ENNeas aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro em Juazeiro, na Bahia, nas vésperas do 13º CBA. Foto: Hyarlla Souza

Os Grupos de Trabalho da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), Construção do Conhecimento Agroecológico (GT CCA) e Educação em Agroecologia (GT Educação), são historicamente responsáveis por construir a mobilização e preparação das Plenárias Nacionais dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) e dos Encontros Nacionais dos Núcleos de Agroecologia (ENNEAs).

Em 2025, os dois GTs estiveram novamente presentes nessa construção da Plenária Nacional dos Neas, realizada de forma virtual no dia 4 de setembro de 2025, e da quarta edição do ENNEAs, realizado tradicionalmente às vésperas do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), reafirmando o compromisso coletivo com a horizontalidade e a formativa da agroecologia no país.

Desde 2017, a ABA-Agroecologia realiza o Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia (ENNEAs), eventos que reúnem estudantes, professores e profissionais de Núcleos de Estudos de todo o Brasil para debater sobre a construção da agroecologia enquanto ciência, movimento e prática.

Este 4º ENNEAs, realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2025 na Univasf em Juazeiro (BA), reuniu 105 pessoas de 46 Núcleos de Estudos em Agroecologia do Brasil, além de pessoas representantes de três ministérios do Governo Federal.

Como foi a preparação para o ENNEAs

O 4º ENNEAs, promovido por dois GTs da ABA-Agroecologia, reuniram 105 pessoas para discutir o presente, o passado e o futuro dos Núcleos de Estudos em Agroecologia do Brasil. Foto: Hyarlla Souza

Durante os meses de agosto e setembro, os GTs se reuniram para aprofundar o diálogo sobre o papel da Plenária dos Neas e os caminhos para fortalecer o processo de mobilização rumo ao 4º ENNEAs.

As discussões destacaram a importância da plenária em ser um espaço de acolhimento, reconhecimento e articulação dos Neas, em que as trocas de experiências são fortalecidas entre as redes regionais. Também foi ressaltada a necessidade de ser um momento de mobilização, escuta e formação, contribuindo para animar os Núcleos e convidá-los ao 4º ENNEAs.

Além de fortalecer o vínculo entre os Núcleos, esses momentos reuniram reflexões sobre as experiências anteriores, reafirmando o ENNEAs como um espaço de reencontro e escuta, no qual a agroecologia se expressa como prática, ciência e movimento, nutrida pela diversidade das experiências.

A proposta foi que a plenária e o encontro reforçassem o sentimento de pertencimento e o incentivo à continuidade das ações nos territórios, com um olhar voltado ao fortalecimento das relações entre ensino, pesquisa e extensão em agroecologia.

Confira os posts de divulgação dos eventos:
Convocatória para Plenária dos NEAs
Convocatória para o 4º ENNeas

Por Emely Melo e Thais Souza

Veja também