I Seminário Maranhense de Agroecologia em parceria com a ABA

Entre os dias 28 e 30 de maio será realizado o I Seminário Maranhense de Agroecologia, em Caxias (MA), evento organizado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) em parceria com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Com o tema “Educação e Ciência em Agroecologia para o desenvolvimento Sustentável”, estão previstas mesas-redondas, palestras e oficinas sobre educação em agroecologia, o Plano Nacional de Agroeocologia e Produção Orgânica (Planapo), relatos de experiências agroecológicas no estado, como as das quebradeiras de coco, dentre outras discussões.

Embora o Brasil tenha ganhado projeção internacional como um dos principais produtores em vários segmentos agropecuários, é necessário questionar quem ganha com esse título de celeiro mundial, a qualidade dos alimentos, as melhorias sociais desse modelo e a utilização desenfreada de agrotóxicos, dentre outros fatores. Essas são algumas reflexões levantadas por Diogo Herison, presidente da Comissão Organizadora do evento, na apresentação do seminário.

“Consideramos ser necessário o questionamento deste pacote tecnológico imposto ao produtor agrícola. As formas de produção precisam ser discutidas por quem é de interesse, desde o produtor ao consumidor final(…) Pretendemos despertar junto à comunidade acadêmica, profissionais, produtores e sociedade a importância de uma alimentação saudável e de um retorno econômico social adequado para o produtor rural. Além disto, pretendemos reunir e proporcionar a integração entre entidades sociais, universidades, institutos e faculdades com o intuito de promover a Agroecologia”, afirmou Diogo.

A ABA destaca a importância de institutos federais com cursos de tecnologia promoverem debates e encontros sobre o tema. O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), do IFMA campus Caxias, é o realizador do evento. Para a inscrição de trabalhos científicos, e informações sobre a programação, hospedagem e local do evento, acesse o site do I Seminário Maranhense de Agroecologia.

 

Veja também