Lançamento de nova produção do Dossiê Agrotóxicos

Um coletivo de pesquisadores da Abrasco envolvendo os Grupos Temáticos de Saúde e Ambiente; Saúde do Trabalhador; Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável e Vigilância Sanitária; mais o GT de Agrotóxicos e Transgênicos da ABA-Agroecologia vão lançar uma versão atualizada do Dossiê Científico e Técnico contra o Projeto da Lei 6299/2002 (PL do Veneno) e a favor do Projeto de Lei que instituiu a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos – PNARA, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018, que termina domingo, 29, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O dossiê é uma compilação de notas técnicas já lançadas contra o PL 6299/2002 e será entregue ao Presidente da Comissão que analisa o PL do PNARA.

O documento será lançado neste sábado, 28 de julho, às 13h00, na Grande Tenda Marielle Franco, de 13h00 às 13h20, antecipando a Conferência ‘Desigualdades sociais e estratégias para superá-las’ com Sir Michael Marmot do Institute of Health Equity in the UCL Department of Epidemiology & Public Health (United Kingdom)

Divulgado nesta semana, o Censo Agro 2017 – um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE  aponta que 1.681.001 produtores utilizaram agrotóxicos em 2017, um aumento de 20,4% em relação a 2006. Sobre os números, o pesquisador Fernando Ferreira Carneiro, da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará e um dos organizadores do Dossiê Abrasco, alerta que esse Censo originalmente contava com 6 perguntas sobre uso de agrotóxicos, “Mas acabou ficando somente uma. Mesmo assim ficou bem visibilizado o uso crescente dos agrotóxicos no Brasil, uma ameaça ao meio ambiente e a saúde de todos nós”, ressalta Carneiro.

O lançamento terá a presença do presidente da Abrasco, professor Gastão Wagner; dos pesquisadores da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA;  da Campanha Contra os Agrotóxicos, da Abrasco e ainda com a participação do Presidente da Comissão do PNARA – Dep. Alessandro Molon. Antes do lançamento será realizada coletiva de Imprensa com pesquisadores da Abrasco e ABA.

Retirado, na íntegra, de https://www.abrasco.org.br/site/eventos/congresso-brasileiro-de-saude-coletiva/lancamento-de-nova-producao-do-dossie-agrotoxicos/35441/