Lançamento dos Anais do Ciclo de Debates “Esperançar Juventudes: experiências agroecológicas de jovens do campo, das florestas, das águas e das cidades”

É com muita alegria que o Grupo de Trabalho de Juventudes da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) anuncia o lançamento dos Anais do Ciclo de Debates “Esperançar Juventudes: experiências agroecológicas de jovens do campo, das florestas, das águas e das cidades”, publicados nos Cadernos de Agroecologia.

Em homenagem ao centenário de Paulo Freire, pedagogo e patrono da educação brasileira, e inspirados em seu legado, foi escolhido o título “Esperançar Juventudes” para o evento. O objetivo do ciclo de debates foi aproximar as juventudes do Brasil e da América Latina que constroem a agroecologia em seus territórios para apresentarem seus ensaios teóricos e artigos de pesquisas inéditos e inovadores, assim como relatos de experiências construídos a partir das discussões e vivências das juventudes com a agroecologia.

📍O edital do evento foi divulgado no dia 12 de agosto de 2021, Dia Internacional das Juventudes, e as atividades foram encerradas no dia 26 de novembro de 2021 com a apresentação dos trabalhos aceitos.

No total, foram selecionados 12 trabalhos de jovens de diferentes territórios nacionais e internacionais para comporem os anais do evento. Além disso, esses artigos/ensaios e relatos de experiências estão relacionados com quatro eixos temáticos: (1) Juventudes no Ensino-Pesquisa-Extensão; (2) Políticas Públicas para as Juventudes na Agroecologia; (3) Juventudes, Geração de Renda e Agroecologia; (4) Coletivos de Juventudes, Agroecologia e Interseccionalidade. Com o intuito de aprofundar os debates dos eixos temáticos, foram realizados, nos dias 18 e 19 de novembro, quatro conversatórios em formatos de lives que estão disponíveis para apreciação no canal do YouTube da ABA. Cada eixo temático contou com a participação de convidadas/os muito especiais para aprofundamento das análises sobre esses temas.

Esse foi o primeiro evento construído pelo GT Juventudes da ABA, tornando-se um marco com o protagonismo de jovens na construção e organização de um evento acadêmico para ampliação do conhecimento agroecológico a partir da perspectiva, experiências e vivências das juventudes do campo, das florestas, das águas e das cidades. Esperamos que esses trabalhos inspirem as diversas juventudes e que possam encorajar outras tantas a escreverem e compartilharem suas histórias para contribuir com a construção do conhecimento agroecológico.

Para conferir acesse o link: http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/issue/view/12

Seguiremos com a força das juventudes para indagar e revolucionar o que está posto!

Sem juventudes não há agroecologia!

GT Juventudes da ABA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *