Mais de 2500 trabalhos submetidos ao Congresso de Agroecologia

Mais de 2.500 trabalhos de 20 países foram submetidos ao VI Congresso Latino-americano e X Congresso Brasileiro de Agroecologia nos
treze temas geradores que embasaram os formatos de trabalhos científicos, relatos de experiências técnicas e populares.

“Fizemos um chamado para a comunidade científica, equipes de assistência técnica e, nessa edição do evento, como novidade, aos agricultores familiares que escreveram seus relatos de experiência e que certamente irão enriquecer ainda mais o Congresso”, celebra Ana Maria Resende Junqueira, coordenadora da comissão técnico-científica e professora da Universidade de Brasília – UnB. “Para nós foi uma resposta espetacular. Isso vai possibilitar maior integração de pessoas da América Latina e de troca de conhecimentos que vai enriquecer o Congresso como um todo”.

Conseguimos agregar equipes das instituições de ciência, de universidades,  da extensão rural, de governo, associações e dos movimentos sociais tanto do Brasil como do restante da América Latina que ajudaram na divulgação e na articulação para que fosse representativo o número de experiências e pesquisas em agroecologia.

“Para nós foi muito gratificante receber de países da Europa como Alemanha, Espanha, França, Holanda, mas também de outros não tão tradicionais como São Cristóvão e Neves, Ilhas Maurício e Benin”, conta Roberto Guimarães Carneiro, vice-coordenador do congresso e técnico da Emater/DF. É um número expressivo de trabalhos do Brasil, 2.239 seguido de um aumento de trabalhos de países como Argentina com 72 trabalhos e México com 47.

Dos resumos submetidos, cerca de 1500 foram de trabalhos científicos e 900 como relatos de experiências técnicas.  “Estávamos na expectativa de receber 100 relatos populares e trabalhamos muito para que isso acontecesse. Foram 101! Então, batemos a nossa meta.

Mariane Vidal, pesquisadora da Embrapa e presidente dos congressos, ressalta também que este foi o primeiro congresso que abriu a possibilidade dos próprios agricultores mostrarem suas experiências. “Nos próximos, com certeza terão muito mais submissões nesta modalidade”, menciona Mariane. “Esperamos agora ver o resultado do intenso trabalho da comissão técnico-científica e editores e revisores colaboradores para avaliar todos os trabalhos submetidos. Aproveito para deixar aqui um convite aos colegas que possam colaborar nessa ação que entrem em contato com a comissão.”

Foram propostos trabalhos nos treze temas geradores, em destaque para o de “Manejo de agroecossistemas e Agricultura orgânica”, com 738, sendo também o de maior submissão na modalidade trabalhos científicos. Em seguida, com um número de 502 trabalhos, o tema “Construção do conhecimento agroecológico”, que nos relatos de experiências, tanto técnica, com 290, quanto popular, com 22, superou os outros temas.

A partir de agora a Comissão Técnica-científica irá se debruçar e se empenhar na revisão dos trabalhos submetidos nas três modalidades até o final de junho. “Estamos envidando todos os  esforços para que os autores de trabalhos recebam seus pareceres com a maior brevidade possível”, destaca Roberto .

Os trabalhos aceitos e apresentados no Congresso serão publicados na Revista Cadernos de Agroecologia com apoio da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Congresso

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por instituições públicas como Embrapa, UNB, Seagri e EmaterDF, além de outras instituições e organizações e movimentos sociais. As inscrições para participação estão abertas no site do congresso. Acompanhe as novidades no perfil do facebook/Agroecologia2017.

Daniela Collares (MTb/114/01 RR)

Embrapa Agroenergia

Telefone: (61) 3448-1581