Mapa de NEAs: como editar e cadastrar

Share
Banco de Facilitações Gráficas – Autora/Autor desconhecida/o. Se souber, avisa a gente! emrede@agroecologia.org.br

Já imaginou poder consultar quantos Núcleos de Estudo em Agroecologia – NEAs estão ativos atualmente no Brasil, quais atuam na sua região e trabalham com as mesmas temáticas que você? Ajude a tecer essa rede, saiba como apoiar! 

Histórias que se articulam na Rede de NEAs: nossas primeiras colheitas

Nesses quase cinco anos de movimentação em torno  da sistematização dos Núcleos de Agroecologia (NEAs) visitamos muitas nascentes, corredeiras, encontros de rios – muitas águas transbordaram e afloraram Brasil afora. Muitas dessas riquezas colhidas e construídas pelos Núcleos  estão reunidas no Cabide | Materiais sobre os Núcleos de Agroecologia (Link).

Os NEAs também movimentaram e coloriram os primeiros testes de uso do novo sistema do Agroecologia em Rede (AeR). Em agosto de 2019 lançamos uma campanha de atualização dos dados dos Núcleos de Agroecologia (NEAs) utilizando uma nova ferramenta de abastecimento coletivo e descentralizado de informações chamada “Colheitas”. 

CONFIRA o Vídeo feito pelo NEA Apete Caapuã: O que é um Núcleo de Estudo em Agroecologia?

Até o XI CBA, mais de 80 Núcleos atenderam o chamado e partilharam conosco suas informações. No site do AeR, vocês já conseguem visualizar as informações sobre a Rede de NEAs em dois formatos: em painéis síntese descritivos e em um mapa de distribuição no Brasil.É possível pesquisar fazendo filtros e acessar mais informações sobre cada um dos NEAs. Para a edição Especial do primeiro Boletim da ABA-Agroecologia em 2020, preparamos infográficos (Link) que apresentam alguns dos dados coletados. Como em toda sistematização, selecionamos informações que estimulam reflexões sobre nossos avanços e sobre nossos desafios.

A sistematização é um processo contínuo

Os NEAs são elos que dinamizam diferentes processos de construção do conhecimento Agroecológico e diálogo de saberes e, mesmo diante dos desafios atuais de fomento, resistem e seguem construindo enfrentamentos, alternativas e parcerias. Para facilitar a articulação, troca de experiências e animação entres os diferentes grupos que conectam essa rede enraizada nos territórios do país é importante que todas as informações sobre os NEAs estejam atualizadas no site do AeR. Se você deseja editar ou completar o questionário com informações do NEA que participa, acesse o “Colheitas“. 

O Cadastro dos NEAs segue aberto! 

No entendimento da ABA-Agroecologia, os Núcleos extrapolam a compreensão de projetos apoiados pelos editais fomentados pelo governo federal entre 2010-2016. Eles também incluem os grupos, coletivos e redes que atuam na perspectiva descrita acima ainda que de maneira informal. Se você ainda não cadastrou o NEA que participa acesse o “Colheitas“. Se você já fez seu cadastro:

  • Anime a rede a partir de onde você está: Aproveite para contactar NEAs que você conhece e que ainda não estão cadastrados, e enviei essa mensagem!
  • Consulte as experiências: a partir do painel de dados Rede de NEAs você consegue visualizar todos os NEAs cadastrados e fazer filtros a partir da localização e das principais áreas temáticas de atuação!
  • Se você já cadastrou e ainda não localizou oseu registro na plataforma escreva para: emrede@agroecologia.org.br

PARA CADASTRAR NOVA EXPERIÊNCIA

Acesse a plataforma > Cadastrar > NEAs  | Instruções-AeR-Colheita-NEAs

Vamos relembrar algumas publicações sobre os NEAs?

Somos feitas/os de histórias.  Partilhe a sua! 

Para mais informações: emrede@agroecologia.org.br 

Siga o AeR no Instagram, siga nossa página <3!

Abraços, Curadoria da Frente Mapeante dos NEAs / ABA-Agroecologia

  0 COMENTÁRIOS
Agroecologia em Rede Metodologias participativas NEAs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: