A Plenária Nacional dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs), organizada pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), reuniu cerca de 50 participantes de 13 estados brasileiros, representando todas as regiões do país, em 4 de setembro de 2025.
O encontro online integrou a agenda preparatória do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) e foi um espaço de memória, reflexão e mobilização dos NEAs. Durante a plenária, foi feita a apresentação oficial do 4º Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia (4º ENNeas) e reforçada a importância dos núcleos como espaços de formação, de construção de conhecimentos e de ação política.
Memória e aprendizados coletivos
A abertura contou com a exibição do vídeo-síntese do III ENNeas e a condução de Thaís Souza (vice regional Sudeste da ABA-Agroecologia), que iniciou a plenária com uma acolhida dos NEAs por região. Em seguida, Cláudia Job Schmitt (vice-presidente da ABA-Agroecologia) destacou o papel dos NEAs como espaços de diálogo entre ciência e sociedade, e contribuição para formação e o fortalecimento das redes de agroecologia no país.
Cláudia ressaltou que os núcleos se consolidaram como espaços de pesquisa, formação e ação política, e chamou atenção para os desafios enfrentados pelo campo agroecológico, como o avanço das monoculturas, o uso intensivo de agrotóxicos e a captura corporativa das agendas de inovação. Ao longo da plenária, participantes relembraram momentos das edições anteriores do ENNeas, destacando a importância de cada encontro para a consolidação da agroecologia, o fortalecimento dos núcleos e redes.
Assista ao vídeo sobre o III ENNEAS, realizado no Rio de Janeiro em 2023:
Apresentação do 4º ENNEAs
Durante a plenária, a representante do Núcleo de Educação, Pesquisas e Práticas em Agroecologia e Geografia (NEPPAG/UFPE), Emely Melo, apresentou o 4º ENNEAs, programado para acontecer nos dias 13 e 14 de outubro, no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro (BA), dentro da programação pré-CBA. O encontro ofereceu 100 vagas, tendo 44 vagas de alojamento destinadas prioritariamente a estudantes, agricultoras e agricultores.
Debates e encaminhamentos
Nos debates, as pessoas participantes reforçaram a definição de critérios transparentes de inscrição e representatividade regional; a defesa da autonomia política do ENNEAs, mantendo o vínculo com o CBA; e a importância de sistematizar experiências e valorizar a diversidade das práticas agroecológicas.
A juventude também esteve em destaque! A representante do Núcleo de Estudos em Agroecologia Rio Pomba, do IF Sudeste, Isadora Gasparini, trouxe o olhar estudantil sobre os desafios de fortalecer núcleos enfraquecidos e destacou o papel das trocas entre os núcleos como ferramenta de aprendizado.
Encerramento com compromisso coletivo

Nos momentos finais, Emely Melo ressaltou que o ENNeas é, ao mesmo tempo, um espaço de acolhimento e luta, em que se reafirmam os laços e a identidade da rede. O encontro consolidou a mobilização nacional rumo ao 4º ENNeas e reafirmou a agroecologia como ciência, movimento e prática, fortalecendo a caminhada coletiva dos NEAs em todo o país.
Sobre o ENNEAs
Desde 2017, a ABA-Agroecologia realiza o Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia (ENNEAs), eventos que reúnem estudantes, professores e profissionais de Núcleos de Estudos de todo o Brasil para debater sobre a construção da agroecologia enquanto ciência, movimento e prática. Os Encontros acontecem a cada dois anos e fazem parte da programação prévia ao Congresso Brasileiro de Agroecologia, e são realizados no mesmo território que vai receber o CBA.
O 4º Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia, realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2025 na Univasf em Juazeiro (BA), reuniu 105 pessoas de 46 Núcleos de Estudos em Agroecologia do Brasil, além de pessoas representantes de três ministérios do Governo Federal. O objetivo do evento é fortalecer as ações territoriais e coletivas de Núcleos de Estudos em Agroecologia do Brasil.
Por: Emely Melo e Isadora Gasparini

