RESULTADO | Edital de Convocação Sede XII CBA

O próximo CBA já tem lugar para acontecer! A Diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA tem a honra de comunicar a comunidade de sócias e sócios o resultado da proposta submetida ao Edital de convocação para sediar o XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, a ser realizado preferencialmente no segundo semestre de 2023 em sua modalidade presencial.

A proposta apresentada pela Articulação “Mobilização e Encantarias XII CBA-Sudeste” foi APROVADA.

Conforme prevê o Edital a proposta foi fielmente embasada nos critérios elencados no respectivo edital cumprindo assim todos os requisitos necessários a saber: (a) clareza e qualidade da proposta; (b)  viabilidade da proposta;  (c)  melhor estrutura para realização do Evento;  (d)  estratégias para obtenção de recursos e garantias para adequada realização do congresso; (e)  facilidades de acesso, locomoção e acomodações do local proposto; (f)  capacidade e experiência da Comissão Organizadora em organizar eventos.

Destaca-se ainda, a capacidade de articulação do grupo proponente na mobilização de mais de 60 (sessenta) organizações e instituições que firmaram o compromisso de tecer juntas a rede para a realização do CBA-Sudeste. Reiteramos também que a proposta foi recebida por correio eletrônico no dia 25 de abril de 2022, prazo limite da prorrogação.

“É chegada a hora de reconstruir nossa caminhada coletiva após um longo e desafiador período de distanciamentos. É tempo de plantar sementes compromissadas com as colheitas que desejamos ver florescer.  É tempo de ousar na construção das alianças entre campo e cidade, de restaurar e fortalecer nossos diálogos e convergências em torno da ciência, da democracia, da defesa dos territórios e do bem viver. É tempo de retomadas.

É tempo de ocupar as ruas com a força que a Agroecologia acumulou nos últimos anos enquanto ciência cidadã, prática ancestral e movimento popular organizado. É tempo de navegar pelas águas da região Sudeste, de renovar as tramas que conectam as organizações sociais, os movimentos sociais, os coletivos, as Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão da região mais populosa e urbanizada do Brasil.

No chão dos vários territórios que conectam os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais assentam-se trajetórias de luta e uma vasta memória de construção da agroecologia enquanto um movimento nacional plural orientado pela “unidade na diversidade”.

Vinte anos após o I ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, é novamente no Rio de Janeiro, que nosso bloco da Agroecologia ganha as ruas, ocupa as praças, diferentes espaços públicos e começa a construir sua cozinha de sonhos, histórias e encantamentos. A Agroecologia é convocada a mostrar sua força, a colorir as esperanças após tempos tão sombrios e a mover um convergente movimento preparatório que unifique e amplifique nossas vozes e resistências. Assinam essa propostas mais de 76 organizações, redes, movimentos sociais, universidades, centros de pesquisa, institutos federais, escolas e organizações públicas.

O 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia já começou. 

Vem conosco: esperançar é ação presente!”

Carta de Mobilização e Encantarias 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

CBA Sudeste / Novembro de 2023

Leia os documentos na íntegra: 

6 comentários

  1. Bom dia. Fiquei bastante contente com o resultado. Desde já me ofereço como volintário para auxiliar no que for necessário.
    Att. Cristiano de Moura Soares.
    22 988249699

  2. Bom dia. Fiquei bastante contente com o resultado. Desde já me ofereço como volintário para auxiliar no que for necessário.
    Att. Cristiano de Moura Soares.

  3. Deste Congresso eu quero participar com todas as minhas energias, para mudarmos o como estar e fazer uma restauração verde com vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *