Saúde e Agroecologia

 

 

 

 

 

são dois temas abrangentes, interdisciplinares e interdependentes, as conexões entre os campos é múltipla e tem despertado o interesse de cada vez mais sanitaristas e agroecólogos no Brasil.

Preparamos um levantamento de atividades da programação do Congresso, incluindo as atividades que serão realizadas na UERJ nos dias 24 e 25/07, que abordarão sobre as relações entre Saúde e Agroecologia ou podem contribuir nesse sentido.  Algumas atividades podem ter ficado de fora pelas dificuldades de se fazer esse mapeamento, que foi realizado baseado nos títulos das Mesas Redondas e nos títulos + trabalhos que serão apresentados nas respectivas Comunicações Orais. Acesse aqui as atividades mapeadas.

A ideia foi contribuir para que você que tem interesse por Agroecologia possa montar sua agenda de atividades e possamos juntos fortalecer as redes de atuação. Então, a partir do levantamento disponibilizado acima, recomendamos que você acesse a programação completa do Congresso e veja onde serão as sessões que gostaria de assistir, anote o número das salas e localize-se através do mapa. Para se organizar e aproveitar ao máximo o congresso, baixe o aplicativo do ABRASCÃO 2018.

A organização do ABRASCÃO priorizou a parceria com pequenos produtores agroecológicos e defende escolhas em favor de um sistema alimentar mais justo e solidário, como caminho para a garantia de alimentação saudável. Isto inclui a presença de uma Feira Agroecológica no Congresso, da qual participam um conjunto de organizações e movimentos sociais com atuação no Rio de Janeiro. Compreendemos a Feira Agroecológica como lugar de sabores e saberes, portanto convidamos todos para ocuparem esse espaço de diálogo.

A Feira Agroecológica terá forte aproximação com a Tenda Paulo Freire, assim como a Agroecologia tem forte relação com Educação Popular. No dia 28/07 a acolhida na Tenda será com a Ciranda das Mulheres da Feira Agroecológica Josué de Castro a partir de 8h. Confira a programação da Tenda Paulo Freire, onde além de rodas de conversa e atividades culturais, haverá práticas populares de cuidado, uma conexão importante entre Saúde e Agroecologia.

Também será garantido nesse Congresso uma maior oferta de livros sobre Agroecologia, tanto na Abrasco Livros, quanto pela Editora Expressão Popular.

Visite os espaços, participe! Bem vindo ao 12º ABRASCÃO!