Universidade Estadual da Paraíba, Fundação Heinrich Böll e ABA Agroecologia inauguram novo Espaço Agroecológico Territórios Livres, no centro de Campina Grande – Paraíba

Na última sexta-feira (06), na Praça da Bandeira, Campina Grande-PB, ocorreu a abertura do Espaço Agroecológico Territórios Livres, contando com a comunidade em geral e figuras institucionais parceiras importantes que prestigiaram a nova inauguração trazida às terras paraibanas. O Espaço Agroecológico foi lapidado a partir da parceria entre o projeto da ABA “Construção de territórios livres: mulheres e seus quintais produtivos no combate ao uso de agrotóxicos e referência a Agroecologia” em parceria com a docente Shirleyde dos Santos, coordenadora do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) da Universidade Estadual de Campina Grande. E possui o apoio da Fundação Heinrich Böll, uma organização política alemã sem fins lucrativos com princípios da ecologia, sustentabilidade, democracia, direitos humanos e justiça social.
A inauguração conta com características que tem o projeto Espaço Agroecológico Territórios Livres: desde uma Feira com alimentos produzidos limpos de agrotóxicos, mas com troca de saberes populares e científicos, conversas e aprendizados que surgem destas trocas interpessoais. O evento contou com a visita da vereadora Jô Oliveira (PC do B), que apoiou desde o início da articulação para concretização do Espaço, e também de parceiros do projeto, como representantes do GT de Mercados da EcoBorborema, organização que já realiza trabalho na região com feiras e incentivo a alimentos cultivados pela agricultura familiar local. Ademais o evento conta com o apoio da ONG CASACO, de Secretarias da Prefeitura de Campina Grande e Prefeituras de Boqueirão, Alcantil, Caturité e Caraúbas.
Torna-se um marco muito grande uma cidade do porte de Campina Grande contar agora com um Espaço Agroecológico dedicado a alimentos orgânicos, produzidos de forma sustentável e que irá gerar autonomia e valorização às agricultoras envolvidas no projeto. O convite fica aberto a toda comunidade do território para conhecer o Espaço Agroecológico Territórios Livres na Praça Bandeira – Campina Grande, que ocorrerá a mensalmente, toda primeira sexta-feira do mês no turno da manhã.
E assim o projeto ganha fôlego para ser expandindo em novos territórios no Nordeste.

Texto por Allan Fernandes
Fotos por Marina Tauil

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.