É São João em Seropédica!

Cerca de 60 jovens do Rio de Janeiro participam do projeto de Formação Agroecológica para Jovens Cidadãos do estado. A etapa acontece de 15 a 28 de julho na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e conta com a participação dos GT Cultura e Comunicação e GT Juventudes da ABA. Amor, cuidado e união anunciam as bandeiras de luta das juventudes. As reflexões sobre como a cultura e a comunicação fortalecem as ações das juventudes agroecológicas dizem: É São João em Seropédica!

O colorido de retalhos, fitas e balões traz a alegria do que é essa manifestação cultural do campesinato. O bambu e as palhas de coqueiro colhidos cedo decoram agora o cenário do protagonismo desses sujeitos. Como a cultura representa as ações das juventudes na Agroecologia? Pensando nessa pergunta geradora, estandartes construídos por muitas mãos simbolizam e representam a cultura local de cada região do estado.

Na cozinha, os alimentos são preparados com alegria, música, dança e muita celebração. Sabores e saberes se misturam. Diversidade é a palavra que tempera e acolhe os que chegam. A fogueira queima e renova a força do projeto agroecológico, feminista, colorido e antirracista das juventudes do Estado do Rio de Janeiro.

“Em uma realidade onde a Agricultura convencional vem se desenvolvendo e criando raízes, a Agroecologia passa por desapercebido. Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, vive intensos momentos onde não só sua produção de hortaliças vem sendo vítima do uso contínuo do agrotóxicos, mas também sua questão cultural sofre com a individualidade de cada pessoa. Movimentos como o ENA e o Curso de Formação Agroecológica (UFRRJ), desenvolvem não só em mim, mas em jovens de outras localidades, a força e coragem para lutar por ideais que muitas das vezes perecem uma utopia, em meio a esse sistema capitalista que faz, não só de Nova Friburgo, mas do Brasil, refém.”, diz Deborah Bragança, Nova Friburgo, estudante do Curso Técnico em Agropecuária no CEFFA CEA Rei Alberto I, e aluna do Curso Formação Agroecológica para Jovens Cidadãos do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As juventudes em movimento seguem, por todo Brasil, reinventando as formas de ser e estar no mundo. Vem caminhar com a gente: conheça e participe do GT Juventudes e o do Coletivo de Comunicação e Cultura da ABA.