PROTEÇÃO DAS ABELHAS

Share

Mais de 200 organizações da América Latina e Caribe lançaram ações em defesa das abelhas.

As abelhas estão entre os mais importantes polinizadores responsáveis por garantir a disponibilidade de alimentos no mundo, além de sua centralidade na realização de vários outros serviços ambientais que garantem o equilíbrio ambiental.

No entanto, o número e a diversidade de abelhas têm diminuído progressivamente, ano após ano. Isto resulta da hegemonia de um modelo de desenvolvimento sustentado na utilização dos bens naturais de forma ilimitada e na violência contra a Pachamama.

O agronegócio, com destaque para os transgênicos e agrotóxicos, tem causado impactos diretos sobre a biodiversidade e as abelhas, em particular. Existem, pelo menos, 83 agrotóxicos cientificamente relacionados aos prováveis ou possíveis impactos sobre as abelhas, entre os quais o grupo dos neonicotinoides e o fipronil se destacam.

Considerando tal situação, no dia mundial das abelhas, um conjunto de mais de 200 organizações, coletivos e redes da América Latina e Caribe apresentaram à Relatoria Especial de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DESCA) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), um documento que solicita a esta comissão que recomende aos países Membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) uma diversidade de ações com objetivo de proteger as abelhas, principalmente dos impactos representados pelos agrotóxicos.

No link a seguir, você acessa a íntegra do documento.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehR1gcWVqL0PTrgc3mDyOTLtut5SSochYdm8HabQrMACOXWQ/viewform?fbclid=IwAR0BoRq4GZpczMlfOMtimAcwiPhUHJzXkhVXA4CM8GxnvvZqSK7r7h1tMY4

Em anexo ao documento de solicitação será apresentada a edição latino-americana do livro “Abelhas e Agrotóxicos”, uma compilação com mais de 200 resumos que evidenciam os impactos dos agrotóxicos sobre as abelhas.

Ainda dentro das ações do dia 20 de maio, foi lançado o documentário “Abelhas & Agrotóxicos”

Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lFC4JDzuedQ

Documentário “Abelhas & Agrotóxicos”
Sinopse:O documentário “Abelhas & Agrotóxicos” é parte da Ação da América Latina e Caribe pelas Abelhas, realizada a partir de 20 de maio de 2020 (dia mundial das abelhas) e que reúne mais de 200 organizações, coletivos e redes. As abelhas estão entre os mais importantes polinizadores responsáveis por garantir a disponibilidade de alimentos no mundo, além de sua centralidade na execução de vários outros serviços que garantem o equilíbrio ambiental. No entanto, o número e a diversidade de abelhas têm diminuído progressivamente, ano após ano. Este é o resultado da hegemonia de um modelo de desenvolvimento baseado no uso ilimitado dos recursos naturais e na violência contra a Pachamama. O agronegócio, baseado nas sementes transgênicas e nos agrotóxicos, tem representado impacto direto sobre a biodiversidade e sobre as abelhas, em particular. Existem pelo menos 83 agrotóxicos cientificamente relacionados aos impactos prováveis ou possíveis sobre as abelhas, dentre os quais se destacam o grupo dos neonicotinoides e o fipronil. Tempo: 9’40.

Lutar pelas abelhas é lutar pela soberania alimentar!

  0 COMENTÁRIOS
Agrobiodiversidade Agrotóxicos e transgênicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: