Desde setembro de 2015 a ABA-Agroecologia, por meio do projeto de Sistematização, vem realizando atividades com os Núcleos de Agroecologia das cinco regiões do país. O projeto busca analisar criticamente as práticas dos Núcleos (NEAs) e Redes de Núcleos (R-NEAs) de Estudos em Agroecologia através do processo de sistematização participativa de suas experiências.
Encerramos o ciclo dos cinco seminários regionais de sistematização e o II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia definindo, coletivamente, os 15 Núcleos de Agroecologia – das Universidades e IFs – que terão seus processos de sistematização acompanhados pela ABA-Agroecologia. Assim, iniciaremos o ano de 2017 realizando a segunda etapa das ações previstas no projeto: as oficinas junto aos 15 NEAs, entre outras atividades definidas regionalmente.
Reiteramos que o projeto nasceu do compromisso da ABA-Agroecologia em dar visibilidade às práticas e saberes construídos pelos Núcleos de Agroecologia. Compreender alguns dos múltiplos caminhos percorridos pelos NEAs e pelas Redes de NEAs na construção do conhecimento agroecológico vem sendo um desafio enorme e trabalhoso, mas igualmente encantador e prazeroso.
Partilhamos, em anexo, as informações sobre os próximos passos do projeto levando em conta a diversidade de configurações em cada uma das regiões!
Partilhando – Próximos Passos do Projeto de Sistematização_ABAgroecologia
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abraços,
“Sistematização: assim vejo/vemos, assim quero/queremos!. Um instrumento, uma possibilidade; uma ferramenta apropriada e apropriável para recuperação e reflexão do viver compartilhado; que faz deste viver, objeto de investigação; espaço de discussão e aprendizagem (…) Sistematizar é predispor-se a circular, conscientemente ou inconscientemente, entre os limites do novo e do já vivido” Elza Falkembach (Sistematizando: Juntando casos, construindo vitrais)
Projeto de Sistematização de Experiências | NEAs