MDA lança oficialmente a 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero

Crédito: Gustavo Macedo.A Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais (DPMR) e o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), realizaram nessa segunda-feira (24), o ato oficial de lançamento da 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero.

O lançamento fechou o primeiro dia do II Encontro Nacional dos Comitês Territoriais de Mulheres Rurais, que segue até o próximo dia 26 no Centro de Convenções Israel Pinheiro, no Lago Sul, em Brasília. Os dois eventos fazem parte das atividades promovidas pelo MDA e Incra durante o Mês da Mulher e o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014.

O Prêmio Margarida Alves tem âmbito nacional e selecionará os melhores trabalhos sobre o tema Mulheres e Agroecologia em três categorias: Ensaio Inédito, Relatos de Experiências e Memórias. Os trabalhos devem abordar alguns tópicos: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica, saberes tradicionais e sistematização de experiências, políticas públicas, organização social, articulação em redes e convivência com os biomas.

A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero ao fundar o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. Ela também lutou contra o analfabetismo, as injustiças e a exploração e, ainda, defendeu a reforma agrária. Em consequência dessa luta acabou sendo brutalmente assassinada.

A edição deste ano busca promover o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito do tema, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estimulando a participação de acadêmicos/as, trabalhadoras rurais e entidades representativas das/os agricultoras/es nesses processos.

Serão premiados até 15 trabalhos, entre ensaios e textos, que receberão certificado; publicação impressa dos ensaios, relatos e das redações no formato de coletânea e um kit de publicações, contendo títulos selecionados e produzidos pelas instituições organizadoras e/ou pelas instituições parceiras. Os vencedores receberão um prêmio individual de R$ 3 mil.

Lançamento

O lançamento foi conduzido pelo diretor do Nead, João Guilherme Vogado Abrahão, em conjunto com a coordenadora-geral de Organização Produtiva de Mulheres Rurais do MDA, Renata Leite; a vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), Maria Virgínia de Almeida Aguiar; e a vice-coordenadora do GT de Gênero da associação, Gema Galgani Esmeraldo.

O diretor do Nead afirmou que o prêmio representa a principal experiência de seleção de trabalhos acadêmicos promovida pela instituição. “É o nosso prêmio mais robusto e com o maior número de participações. E mostra o esforço de acadêmicos em tentar entender a realidade das mulheres rurais do Brasil”, acrescentou João Guilherme Abrahão.

A coordenadora Renata Leite destacou o fato de a premiação incluir este ano também relatos e memórias, que trazem as experiências das entidades e organizações, além do registro de histórias das trabalhadoras rurais. “Além das pesquisas acadêmicas estamos colhendo informações diretamente com as mulheres, o que será importante na elaboração de políticas públicas para o meio rural, que dialoguem com a questão de gênero”, disse. Após a apresentação inicial, Renata detalhou o funcionamento do prêmio, cronograma e processo de seleção dos ganhadores.

Maria Virginia Aguiar, vice-presidente da ABA-Agroecologia, afirmou que a organização se sente honrada em participar do prêmio, que “além de valorizar o papel das mulheres na produção rural, homenageia uma pessoa tão importante para a luta das mulheres como a líder agricultora Margarida Alves”. Ela destacou a agroecologia não só como prática, mas, também, como um movimento. “Trabalhamos na ABA o diálogo de saberes e daí a importância de se construir esse prêmio sob diversos olhares”, concluiu.

Edital

O edital completo e as fichas de inscrição estarão nos sites do Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br) e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) (www.nead.org.br), além dos sites das instituições parceiras.

Entre as parcerias do Margarida Alves na sociedade civil estão a Associação Brasileira de Agroecologia, Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs) e a Sociedade Brasileira de Sociologia. Também fazem parte da parceria os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais: Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Movimento de Mulheres Camponesas, Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, Setor de Mulheres Extrativistas do Conselho Nacional de Populações Extrativistas e o Setor de Gênero do Movimento dos Trabalhadores Sem terra.

Cronograma

Lançamento: Março 2014

Inscrição: 1º. de abril de 2014 a 30 de agosto de 2014

Análise dos artigos e textos: 15 de setembro a 17 de outubro de 2014

Divulgação dos resultados / Premiação: Dezembro de 2014

Publicação de coletânea: Março de 2015.

(*) Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *